quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O LIDER E O ENSINO BIBLICO


O LÍDER E O ENSINO BÍBLICO

Um terço do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino constante da palavra de Deus. Quando Jesus se reunia com as turbas Ele ensinava, pregava e fazia milagres, (Mt 9.35). Se olharmos atentamente o texto, Jesus primeiramente ensinava (Mt 4.23). Sem dúvidas o que mais caracterizou o ministério de Jesus foi o ensino constante. (Mt 26.55; Mc 14.49; Lc 19.47; Jo 18.20).
Das noventa vezes que dirigiram-se a Jesus nos evangelhos, sessenta delas foi chamando-o de Rabi, Rabôni,  (Mestre), o que implica ensino. Jesus nos deixou o exemplo de como aprender.
a) Mt 11.29 – “Aprendei de mim”; b) Mt 4.19 – “Vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens”; c) Mc 14.49 – “Todos os dias estava convosco ensinando no templo”. Mediante os passos de Jesus sabemos o que vamos ensinar.
        Jesus sabia o que ia fazer (Jo 6.6). O líder espiritual que aprende de Jesus sabe o que fazer, e sabe o que ensinar, Mt 28.19, Jo 5.39.
        Jesus ensinava com graça divina (Lc 4.22), assim nos orienta o apóstolo Paulo: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal”... (Cl 4.6). Agradável aí é literalmente cheia de graça, com sabor gostoso.
        Jesus ensinava com autoridade espiritual e poder (Lc 4.36). O líder espiritual não precisa fazer nada para impressionar ninguém, mas deve ter uma palavra inspirativa, intrépida que cause espiritualidade a seus ouvintes. (2 Tm 2.15).
        Jesus conhecia a matéria que ensinava (as escrituras) (Lc 24.27; Mt 4.4- 10). Nos ensinamentos de Jesus vemos-o constantemente citando as escrituras do Antigo Testamento. Jesus disse: “errais não conhecer as escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Há muitas igrejas vazias, porque os púlpitos não produzem inspiração alguma, são mensagens de desabafo, ensinamentos vazios sem conteúdo cristocêntrico, quando não, são mensagens enlatadas que foram ouvidas por todo o dia de uma gravação de um outro pregador. Não houve entrega a Deus, meditação, não houve oração, muito menos espaço para Deus falar se realmente é esta a palavra para este momento.
        Jesus ensinava através de seu exemplo (Mt 11.29). Jesus é o modelo a ser seguido por todos que aspiram o ministério da palavra (pregação, ensinamento), a sua vida de obediência, retidão, oração, e humildade entre tantas qualidades, fazem de Cristo “o referencial” o ímpar entre todos. 1Co 11.1; Ef 5.1; deseja imitar alguém? imitai a Cristo.
        Jo 13.15 – Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, faças vós também.
        At 1.1 – “... Que Jesus não só começou a fazer, mas a ensinar”.
        1 Co 11.1 – Sedes meus imitadores, como também eu, de Cristo.
        1 Pe 2.21 – “... Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigas suas pisadas”.

O LÍDER E A TEOLOGIA

- O que é Teologia? A derivação do termo Teologia. O termo deriva do grego ‘Theos’ (=Deus) mais ‘Logia’ (=tratado) estudo.
a.      Denotativo é a palavra no seu sentido científico, obedecendo aos critérios da linguagem culta. No termo da teologia é o estudo da pessoa de Deus, isto é, seu caráter, seus atributos, seus atos e operações.
b.      Conotativo é a palavra no sentido coloquial, sem obedecer a regra culta. No termo da Teologia É o estudo das doutrinas da bíblia em geral.

1. Teologia sistemática

Teologia sistemática é a ordem lógica no seu conteúdo, uma vez que há outros ramos da Teologia.
A definição de Teologia sistemática, é o assunto das doutrinas referentes a Deus e ao homem, tendo seus assuntos agrupados por tópicos e obedecendo a um sistema definido em que uma doutrina pressupõe o conhecimento de uma outra, para necessária compreensão de quem estuda.
Exemplo: a doutrina do pecado (harmatiologia), requer o conhecimento da doutrina do homem (antropologia), e por sua vez requer o conhecimento da doutrina de Deus (teologia), e assim por diante.
O estudante da Teologia deve ter conhecimento experimental, na prática do que se estuda, e não apenas, o conhecimento teórico especulativo, deve ser sistemático e não aleatório, sem regras.

2. Classificação das doutrinas teológicas
Todas as doutrinas da bíblia podem ser classificadas sumariamente em três grupos: mais fáceis, menos fáceis e mais difíceis.
1)      Mais fácil – Doutrina da salvação. Se assim não fosse quem poderia ser salvo?
2)      Menos fácil – Doutrina da fé cristã. Requer da parte do crente, diligente estudo e busca da face do Senhor.
3)      Mais difícil – Doutrinas escatológicas. Requer da parte do crente, perseverante e profundo estudo e mais oração.

3. A importância da doutrina bíblica para o líder
O líder espiritual que desprezar a doutrina bíblica, vivendo, agindo e ensinando como bem entender, entristece o Espírito Santo de Deus, torna-se infrutífero, individualista, confuso, fanático, inconformado, maldizente, marginalizado na fé, e por fim fora da videira verdadeira. A importância do líder com relação a doutrina bíblica é visto nos seguintes textos.
-          Dt 32.2 – A doutrina é comparado ao gotejar do orvalho na relva. (Vida e frutificação).
-          Pv 29.18 – Profecia aqui, é a revelação divina como temos na bíblia;
-          1 Tm 4.16 – A vida pessoal do líder espiritual deve ser tão pura quanto a doutrina destes;
-          Tt 2.7 – O líder tem que ser exemplo, e na doutrina mostrar conhecimento e vivência;
-          Hb 13.9 – Homem de Deus não pode se deixar levar por doutrinas frívolas e estranhas, mas portar-se com integridade, para salvar tanto a si como aos que o ouvem (1  Tm 4.16 b).

4. Doutrinas teológicas mais estudadas
A Bíblia é um livro de doutrinas, mas essas doutrinas não aparecem na bíblia de forma sistematizada.
1. A doutrina das Sagradas Escrituras       = Bibliologia
2. A doutrina de Deus                                = Teologia
3. A doutrina dos anjos                              = Angelologia
4. A doutrina do homem                            = Antropologia
5. A doutrina do pecado                            = Harmatiologia
6. A doutrina de Jesus Cristo, o Senhor    = Cristologia
7. A doutrina da expiação                         = Hilasmologia
8. A doutrina da salvação                          = Soteriologia
9. A doutrina do Espírito Santo                 = Pneumatologia
10. A doutrina da igreja                             = Eclesiologia
11. A doutrina das últimas coisas              = Escatologia
12. A doutrina das heresias                        = Heresiologia

Doutrina é um conjunto de princípios básicos em que fundamenta – se um sistema filosófico, político ou religioso. Doutrina tudo que é objeto de ensino, determinação, estatuto, disciplina, etc. Para a Igreja Doutrina Bíblica é o princípio que rege a fé no convívio cristão e social. Doutrina é doutrina em qualquer lugar. Pode haver mudanças no modelo de ministração ou execução, mas a doutrina bíblica é imutável, (Jr 32.40; 31. 31-32).
Exemplo:
a)      A doutrina do batismo nas águas – “Mc 16.16” onde quer que seja realizado são sempre utilizados três Elementos: O candidato, a água e o ministrante, e sempre é ministrado em nome do pai, do filho e do Espírito Santo, (Mt 28.19).
b)      A doutrina da Santa Ceia “Mt26.26-28” sempre que é ministrada, os dois elementos são inseparáveis: Pão e suco de uva (vinho), ambos representando o corpo e o sangue de Cristo. O significado é a morte e a ressurreição de Jesus, estimulando a comunhão da igreja para aguardar a iminente volta do Senhor, (1Co 11. 17 – 32).
A fé cristã está alicerçada nas doutrinas que são ensinadas por Cristo (Mt 7. 28,29), que deixava o povo admirado porque ensinava sua doutrina com autoridade, (Lc 4.32); a doutrina de Jesus não era nova doutrina, mas a doutrina que foi ensinada pelo pai (Jo 7.15,16), as quais não foram estudadas em cadeiras de uma faculdades contemporânea (Jo. 8.28; 12.49; 14.10,24). Os apóstolos receberam as doutrinas do filho de Deus e agora levam ao povo (At 2.42), para que perseverassem na doutrina que haviam recebido.

Recomendação:
1.      1Tm 4.16 – tem cuidado de ti mesmo e da doutrina;
2.      1 Tm 6.3 – Ninguém ensine outra doutrina;
3.      2Tm 2.2 – A doutrina deve ser ensinada por homens fiéis e idôneos que aprenderam, se prepararam para isto;
4.      2 Tm 4.3 – É dever do líder espiritual ensinar a doutrina bíblica, mesmo que em alguns haja comichões nos ouvidos, mesmo que os ouvidos venham a coçar, (Tt 2.1);
5.      Tt 2.7 – A doutrina bíblica não poder ser moldada, acomodada de acordo como queremos, ou como deseje o nosso ego pessoal;
6.      2Jo v. 9 – Quem não dá ouvido a doutrina de Cristo não tem a Deus.

5. Doutrinas e costumes
A doutrina bíblica conduz o Cristão aos bons costumes. Introduzir a doutrina e banir, abolir os bons costumes é uma contradição, bem como ensinar bons costumes sem expor a doutrina bíblica leva o Cristão ao legalismo e à uma falsa Santidade. O crente não se torna santo na prática de bons costumes porque é santificado por intermédio do conhecimento doutrinal. Um povo santo deve ter costumes santos. (Para memorizar Sl 103.1, 1 Co 6.12, Ef 2.10, 5.8; Fp 1.27, Hb 12.14, 1 Pd 1.15-16).

(o meterial é parte da apostila Principios de liderança Crista do pastor Gerisvaldo Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário