quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ILUSTRAÇÕES SOBRE VASOS



Ilustrações – I

Os vasos preciosos
Um príncipe poderoso possuía vinte e cinco vasos de porcelana, belíssimos, que eram o seu orgulho. Guardava-os numa sala especial, onde ficava muitas horas a admirá-los.
Um dia, sem querer, um criado quebrou um de seus vasos.  O príncipe, enfurecido e inconsolável com a perda do precioso objeto, condenou à marte o desastrado. Nessa ocasião, apresentou-se no palácio um velho sábio que se propôs a consertar o vaso de maneira a ficar perfeitamente igual aos outros, mas para isto precisava ver todos os outros juntos. Sua proposta foi aceita.
Sobre uma mesa coberta com riquíssima toalha, estavam os 19 vasos enfileirados. Aproximando-se, o sábio, como se tivesse enlouquecido, puxou com violência a toalha e os vasos tombaram no chão em pedaços.
O príncipe ficou mudo de cólera, mas antes que falasse, o sábio, tranqüilamente explicou:
- senhor, estes dezenove vasos poderiam ainda custar a vida de dezenove infelizes. Assim, dou por estes a minha, porque velho como sou, para nada mais sirvo.
Refletindo, o príncipe compreendeu que todos os vasos do mundo, por mais belos e preciosos, não valiam a vida de um ser humano. Perdoou o sábio e também ao servo desastrado. Contar-se que se tornou um dos mais justos reis de toda a historia. Assim ficam os que aprendem com a própria dor.

Ilustrações – II

O vaso rachado

Um carregador de água na Índia tinha dois grandes vasos que colocava nos extremos de um pau que ele levava acima dos ombros. Um dos vasos tinha uma rachadura, enquanto que o outro era perfeito e entregava a água
completa ao final do largo caminho a pé desde o riacho até a casa de seu patrão.
Quando chegava, o vaso rachado só continha a metade da água. Por dois anos completos isto foi assim diariamente. Desde logo o vaso perfeito estava muito orgulhoso de seus resultados, perfeito para os fins para o qual fora criado.
Porém o pobre vaso rachado estava muito envergonhado de sua própria imperfeição e se sentia miserável porque só podia conseguir a metade do que se supunha devia fazer. Depois de dois anos falou ao aguador dizendo-lhe: "Estou envergonhado de mim mesmo e quero me desculpar contigo"... por quê? Lhe perguntou o aguador.
Porque devido a minhas rachaduras, só podes entregar a metade de minha carga. Devido a minhas rachaduras, só obténs a metade do valor do que deverias. O aguador ficou muito enternecido pelo vaso e com grande compaixão lhe
disse: "quando regressarmos a casa do patrão quero que notes as belíssimas flores que crescem ao largo do caminho.
Assim o fez e com efeito viu muitíssimas flores belas ao longo de todo o caminho, porém de todo modo se sentiu muito triste porque ao final só levava a metade de sua carga. O aguador lhe disse: Te deste conta de que flores só crescem no lado do teu caminho? Sempre tenho sabido de tuas rachaduras e quis obter vantagem delas, semeei sementes de flores ao longo de todo o caminho por onde tu vais e todos os dias tu as têm regado. Por dois anos eu tenho podido recolher estas flores para decorar o altar de meu mestre. Se não fosse exatamente como és, Ele não teria tido essa beleza sobre a sua mesa.

QUALIDADES DE VASOS


O VASO QUEBRA

A Bíblia revela vários tipos de vasos, e cada um com sua utilidade, mas o vaso ora estudado é o vaso de barro, feito pelas mãos  do oleiro, QUE quando este está fazendo o acabamento quebra-se nas suas mãos (Jr 18.4) “ como vaso de barro que ela fazia se quebrou na mão do oleiro”.
No Salmo (31.12) Davi se coloca diante de Deus como um vaso quebrado, “ estou esquecido no coração deles, como um morto; sou com um vaso quebrado” . O objetivo de Davi no texto supracitado é revelar a sua fragilidade diante de Deus. Em suma, não há nenhum super vaso na casa de Deus, todos são propensos a queda ou a fracassos espiritual.
Nos dias que estamos vivendo, há muitas pessoas que se empolgam por terem um cargo mais elevado e até anda de nariz empinado (como diz o adágio popular), mais na maioria das vezes o que permanece é apenas o cargo que ocupa pois a humildade, a simplicidade, e singeleza no coração já foi arrancado pela egolatria, são vasos quebrados e Deus o Senhor dos vasos quebrados, está juntando todos os cacos e está fazendo novos vasos para serem cheios do azeite da unção. Uma vez o vaso sendo refeito, este sem dúvida será ainda usado, pois passou mais um tempo nas mãos do oleiro e Deus sempre estará refazendo vasos quebrados (Jr 18.4-6). “como se quebra o vaso do oleiro” Jr.19.11. Se o vaso nunca se quebrou exalte ao Senhor, mas uma vez quebrado Deus restaura, conserta e levante vasos quebrados.

O OLEIRO QUEIMA O VASO
Quando o oleiro conclui o vaso, o mesmo é colocado na área de secagem, quando já está seco, é colocado no forno para ser queimado, pois para o utensílio de barro ser usado tem que ir ao fogo.
Na linguagem cristã o crente tem que ser queimado por Deus. Isso significa ser batizado no Espírito Santo (At 2.4), ser cheio da unção de Deus (Is 61.1), ser revestido pelo poder do Senhor (Lc 24.49), queimado pelo fogo do Espírito Santo (At 2.3); ”mas ele vós batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11) em Atos dos apóstolos, o doutor Lucas diz que “ foram vistas línguas repartidas como que de fogo” (2.3). Jesus é esse fogo que aquece os vasos. Ele  veio para lançar fogo na terra” (Lc 12.49), e quando chegou, João Batista já estava acesso anunciando a Palavra de Deus com autoridade e poder, pois o poder e o fogo do Senhor é derramado para que sejamos testemunhos (At.1.8), para sermos testemunhas da Palavra de Deus precisamos está queimados pelo fogo do Senhor (Lv 6.13).

O VASO PRONTO PARA SER USADO
Deus tem agido na vida dos que são chamados, porque Ele trabalha. Quando olhamos os homens que foram chamados por Deus, cada um tem sua imperfeição tal como foi Jacó, (hb: suplantador) patriarca filho de Isaque e Rebeca (Gn 25.19.23), comprou ao seu irmão Esau o direito de primogênito por um mísero prato de lentilha (Gn 25.33), uma vez tendo nascido depois de seu irmão, mesmo que agarrado ao seu calcanhar (Gn 25.26), enganou a seu próprio pai Isaque, mentindo, fingindo ser seu irmão, com a finalidade de ser abençoado com a benção que não lhe pertencia (Gn 27.22.24), teve que fugir da ira de seu irmão (Gn 27.41.45), fugiu de seu sogro Labão (Gn 31.22.23), levando toda a riqueza que havia conquistado com seus negócios que aos olhos de Labão e seus filhos era trapaça.
Na linguagem hoje como povo de Deus, Jacó não tinha valor algum, era um sem valor na igreja. Que pastor queria Jacó como seu auxiliar, que congresso queria Jacó como pregador, que igreja queria Jacó como seu pastor, todavia Deus havia abençoado a Jacó e não voltou atrás.

A VIDA ESPIRITUAL DO VASO JACÓ
Já vimos que Jacó é um destes cheio de defeitos que está em nosso meio, mas Jacó não perdeu a visão do seu alvo, “A BENÇÃO DE DEUS”.
Enquanto caminhava, percorria a pé a Padâ-harâ orientado por seu pai Isaque em busca de sua mulher, quem sabe? Maquinava consigo seu próximo alvo. A hora crepúscular chega, a noite se aproximava, então tomou consigo uma pedra e colocou por travesseiro e ali pernoitou após um longo dia de caminhada diga-se de passagem que aquele lugar desértico e sem ajuda foi o lugar que Deus escolheu para falar com o ‘suplantado‘, (Gn.28.11). Quando penso eu que Deus vai condena-lo, excluí-lo e expulsa-lo da igreja ou no mínimo manda-lo para a unidade de tratamento intensivo (UTI) de um hospital contemporâneo, Deus vem e mostra em um sonho “ uma escada posta na terra cujo topo focava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam (Gn 28.12). Deus não vê como vê o homem. Enquanto que o homem tentando se justificar, condena e leva o próximo adiante dos que ouvem como meros seres emprestáveis, Deus revela-se mostrando seu atributo infalível: a misericórdia, (Lc 10.25-37). O Senhor diz misericórdia, quero e não sacrifício, vim chamar pecadores (Mt 9.13), a quem misericórdia, misericórdia; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, (Rm 9.15).  O Senhor ainda diz a Jacó: eu sou o Senhor o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaque. Esta terra que estás deitado te darei a tua semente (Gn 28.13; leia ainda os v.v 14  a 17).
Nos capítulos que seguem o texto citado vemos Deus fazendo Jacó próspero e não empobrecendo ou amaldiçoando a Jacó:
SETE PASSOS NA VIDA DE JACÓ
1.      Gn 32.1     – Jacó casa-se com Raquel.
2.      Gn 32.1     – Jacó encontra-se com os anjos de Deus.
3.      Gn 32.24-32 – Jacó lutou com Deus no vale de Jaboque.
4.      Gn 35.1.4 – Jacó reconcilia-se com seu irmão.
5.      Gn 35.1-5             – Jacó é abençoado em Betel.
6.      Gn 35.10   – Jacó recebe de Deus o nome de Israel.
7.      Gn 50.13   – Jacó morreu e foi sepultado em Canãa.

Quando abrimos a carta do apóstolo Paulo a igreja em Roma, lemos assim: como está escrito: amei a Jacó e aborreci a Esaul (Rm 9.13), o maior servindo o menor (v12), que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma (v13). Deus não faz acepção de pessoas. (At 10.34). Quando Deus escolhe uma pessoa está escolhido, Deus não volta atrás. 

(o conteudo é parte da Apostila "COMO VASOS NAS MAOS DO OLEIRO" do Pr. Gerisvaldo Santos)

O LIDER E O ENSINO BIBLICO


O LÍDER E O ENSINO BÍBLICO

Um terço do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino constante da palavra de Deus. Quando Jesus se reunia com as turbas Ele ensinava, pregava e fazia milagres, (Mt 9.35). Se olharmos atentamente o texto, Jesus primeiramente ensinava (Mt 4.23). Sem dúvidas o que mais caracterizou o ministério de Jesus foi o ensino constante. (Mt 26.55; Mc 14.49; Lc 19.47; Jo 18.20).
Das noventa vezes que dirigiram-se a Jesus nos evangelhos, sessenta delas foi chamando-o de Rabi, Rabôni,  (Mestre), o que implica ensino. Jesus nos deixou o exemplo de como aprender.
a) Mt 11.29 – “Aprendei de mim”; b) Mt 4.19 – “Vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens”; c) Mc 14.49 – “Todos os dias estava convosco ensinando no templo”. Mediante os passos de Jesus sabemos o que vamos ensinar.
        Jesus sabia o que ia fazer (Jo 6.6). O líder espiritual que aprende de Jesus sabe o que fazer, e sabe o que ensinar, Mt 28.19, Jo 5.39.
        Jesus ensinava com graça divina (Lc 4.22), assim nos orienta o apóstolo Paulo: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal”... (Cl 4.6). Agradável aí é literalmente cheia de graça, com sabor gostoso.
        Jesus ensinava com autoridade espiritual e poder (Lc 4.36). O líder espiritual não precisa fazer nada para impressionar ninguém, mas deve ter uma palavra inspirativa, intrépida que cause espiritualidade a seus ouvintes. (2 Tm 2.15).
        Jesus conhecia a matéria que ensinava (as escrituras) (Lc 24.27; Mt 4.4- 10). Nos ensinamentos de Jesus vemos-o constantemente citando as escrituras do Antigo Testamento. Jesus disse: “errais não conhecer as escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Há muitas igrejas vazias, porque os púlpitos não produzem inspiração alguma, são mensagens de desabafo, ensinamentos vazios sem conteúdo cristocêntrico, quando não, são mensagens enlatadas que foram ouvidas por todo o dia de uma gravação de um outro pregador. Não houve entrega a Deus, meditação, não houve oração, muito menos espaço para Deus falar se realmente é esta a palavra para este momento.
        Jesus ensinava através de seu exemplo (Mt 11.29). Jesus é o modelo a ser seguido por todos que aspiram o ministério da palavra (pregação, ensinamento), a sua vida de obediência, retidão, oração, e humildade entre tantas qualidades, fazem de Cristo “o referencial” o ímpar entre todos. 1Co 11.1; Ef 5.1; deseja imitar alguém? imitai a Cristo.
        Jo 13.15 – Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, faças vós também.
        At 1.1 – “... Que Jesus não só começou a fazer, mas a ensinar”.
        1 Co 11.1 – Sedes meus imitadores, como também eu, de Cristo.
        1 Pe 2.21 – “... Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigas suas pisadas”.

O LÍDER E A TEOLOGIA

- O que é Teologia? A derivação do termo Teologia. O termo deriva do grego ‘Theos’ (=Deus) mais ‘Logia’ (=tratado) estudo.
a.      Denotativo é a palavra no seu sentido científico, obedecendo aos critérios da linguagem culta. No termo da teologia é o estudo da pessoa de Deus, isto é, seu caráter, seus atributos, seus atos e operações.
b.      Conotativo é a palavra no sentido coloquial, sem obedecer a regra culta. No termo da Teologia É o estudo das doutrinas da bíblia em geral.

1. Teologia sistemática

Teologia sistemática é a ordem lógica no seu conteúdo, uma vez que há outros ramos da Teologia.
A definição de Teologia sistemática, é o assunto das doutrinas referentes a Deus e ao homem, tendo seus assuntos agrupados por tópicos e obedecendo a um sistema definido em que uma doutrina pressupõe o conhecimento de uma outra, para necessária compreensão de quem estuda.
Exemplo: a doutrina do pecado (harmatiologia), requer o conhecimento da doutrina do homem (antropologia), e por sua vez requer o conhecimento da doutrina de Deus (teologia), e assim por diante.
O estudante da Teologia deve ter conhecimento experimental, na prática do que se estuda, e não apenas, o conhecimento teórico especulativo, deve ser sistemático e não aleatório, sem regras.

2. Classificação das doutrinas teológicas
Todas as doutrinas da bíblia podem ser classificadas sumariamente em três grupos: mais fáceis, menos fáceis e mais difíceis.
1)      Mais fácil – Doutrina da salvação. Se assim não fosse quem poderia ser salvo?
2)      Menos fácil – Doutrina da fé cristã. Requer da parte do crente, diligente estudo e busca da face do Senhor.
3)      Mais difícil – Doutrinas escatológicas. Requer da parte do crente, perseverante e profundo estudo e mais oração.

3. A importância da doutrina bíblica para o líder
O líder espiritual que desprezar a doutrina bíblica, vivendo, agindo e ensinando como bem entender, entristece o Espírito Santo de Deus, torna-se infrutífero, individualista, confuso, fanático, inconformado, maldizente, marginalizado na fé, e por fim fora da videira verdadeira. A importância do líder com relação a doutrina bíblica é visto nos seguintes textos.
-          Dt 32.2 – A doutrina é comparado ao gotejar do orvalho na relva. (Vida e frutificação).
-          Pv 29.18 – Profecia aqui, é a revelação divina como temos na bíblia;
-          1 Tm 4.16 – A vida pessoal do líder espiritual deve ser tão pura quanto a doutrina destes;
-          Tt 2.7 – O líder tem que ser exemplo, e na doutrina mostrar conhecimento e vivência;
-          Hb 13.9 – Homem de Deus não pode se deixar levar por doutrinas frívolas e estranhas, mas portar-se com integridade, para salvar tanto a si como aos que o ouvem (1  Tm 4.16 b).

4. Doutrinas teológicas mais estudadas
A Bíblia é um livro de doutrinas, mas essas doutrinas não aparecem na bíblia de forma sistematizada.
1. A doutrina das Sagradas Escrituras       = Bibliologia
2. A doutrina de Deus                                = Teologia
3. A doutrina dos anjos                              = Angelologia
4. A doutrina do homem                            = Antropologia
5. A doutrina do pecado                            = Harmatiologia
6. A doutrina de Jesus Cristo, o Senhor    = Cristologia
7. A doutrina da expiação                         = Hilasmologia
8. A doutrina da salvação                          = Soteriologia
9. A doutrina do Espírito Santo                 = Pneumatologia
10. A doutrina da igreja                             = Eclesiologia
11. A doutrina das últimas coisas              = Escatologia
12. A doutrina das heresias                        = Heresiologia

Doutrina é um conjunto de princípios básicos em que fundamenta – se um sistema filosófico, político ou religioso. Doutrina tudo que é objeto de ensino, determinação, estatuto, disciplina, etc. Para a Igreja Doutrina Bíblica é o princípio que rege a fé no convívio cristão e social. Doutrina é doutrina em qualquer lugar. Pode haver mudanças no modelo de ministração ou execução, mas a doutrina bíblica é imutável, (Jr 32.40; 31. 31-32).
Exemplo:
a)      A doutrina do batismo nas águas – “Mc 16.16” onde quer que seja realizado são sempre utilizados três Elementos: O candidato, a água e o ministrante, e sempre é ministrado em nome do pai, do filho e do Espírito Santo, (Mt 28.19).
b)      A doutrina da Santa Ceia “Mt26.26-28” sempre que é ministrada, os dois elementos são inseparáveis: Pão e suco de uva (vinho), ambos representando o corpo e o sangue de Cristo. O significado é a morte e a ressurreição de Jesus, estimulando a comunhão da igreja para aguardar a iminente volta do Senhor, (1Co 11. 17 – 32).
A fé cristã está alicerçada nas doutrinas que são ensinadas por Cristo (Mt 7. 28,29), que deixava o povo admirado porque ensinava sua doutrina com autoridade, (Lc 4.32); a doutrina de Jesus não era nova doutrina, mas a doutrina que foi ensinada pelo pai (Jo 7.15,16), as quais não foram estudadas em cadeiras de uma faculdades contemporânea (Jo. 8.28; 12.49; 14.10,24). Os apóstolos receberam as doutrinas do filho de Deus e agora levam ao povo (At 2.42), para que perseverassem na doutrina que haviam recebido.

Recomendação:
1.      1Tm 4.16 – tem cuidado de ti mesmo e da doutrina;
2.      1 Tm 6.3 – Ninguém ensine outra doutrina;
3.      2Tm 2.2 – A doutrina deve ser ensinada por homens fiéis e idôneos que aprenderam, se prepararam para isto;
4.      2 Tm 4.3 – É dever do líder espiritual ensinar a doutrina bíblica, mesmo que em alguns haja comichões nos ouvidos, mesmo que os ouvidos venham a coçar, (Tt 2.1);
5.      Tt 2.7 – A doutrina bíblica não poder ser moldada, acomodada de acordo como queremos, ou como deseje o nosso ego pessoal;
6.      2Jo v. 9 – Quem não dá ouvido a doutrina de Cristo não tem a Deus.

5. Doutrinas e costumes
A doutrina bíblica conduz o Cristão aos bons costumes. Introduzir a doutrina e banir, abolir os bons costumes é uma contradição, bem como ensinar bons costumes sem expor a doutrina bíblica leva o Cristão ao legalismo e à uma falsa Santidade. O crente não se torna santo na prática de bons costumes porque é santificado por intermédio do conhecimento doutrinal. Um povo santo deve ter costumes santos. (Para memorizar Sl 103.1, 1 Co 6.12, Ef 2.10, 5.8; Fp 1.27, Hb 12.14, 1 Pd 1.15-16).

(o meterial é parte da apostila Principios de liderança Crista do pastor Gerisvaldo Santos)

O DESPOJAR DO VELHO HOMEM


TEORIA DA EVOLUÇÃO E A CRIAÇÃO DE DEUS

            A palavra despojar tem o sentido de saquear, desarmar, desapossar, despir-lhes as forças, em suma triunfar sobre outrem. Esta é a recomendação do apóstolo Paulo, que devemos despojar do velho homem. Isto é, tomar todas as suas forças. Efesios 4.22-23
 A ORIGEM DA VIDA
             O homem através de seus estudos ensina a origem da vida a partir de várias teorias. A teoria da Biogênese demonstrava que os organismos vivos tinham sua origem da matéria bruta. No Egito, as antigas civilizações acreditavam que crocodilos e outros animais tinham sua origem do lodo dos rios, mas esta teoria foi derrubada através de experiências feitas em laboratórios em 1860 por Pasteur, quando ele e outros pesquisadores observaram que a vida tinha origem de outros pré-existentes, referindo-se então a outra teoria a da Abiogênese.
(Biogênese – princípio de que todo ser vivo provêem de outro ser vivo; Abiogênese – origem de vida a partir de matéria desprovida de vida).

Na Bíblia Sagrada encontramos vários textos, onde fica claro que a criação da vida é fruto do querer e da ação de Deus.
Em Gêneses (1:26) isto é muito claro, quando em relação a criação do homem, Deus conclama: “façamos o homem o nossa imagem e semelhança”...  no texto seguinte se repete: Gn 1:27 e em 2:7.
            A Bíblia é declara que a criação de todos os seres viventes que habitaram e habitam a terra é fruto da ação de Deus. Em Gêneses 1 e 2, a criação é mencionada de forma clara, evidente, e compreensível.
            O homem é o resultado de um projeto nascido no coração do próprio Deus. É um projeto do Deus trino e uno.
            O princípio de nossa vida estar firmado em fundamentos que não se abalam, como registra a escritura sagrada, a Palavra de Deus. Mt. 24.36; Hb. 4.12; Ap. 22.10.

O DEUS DA CRIAÇÃO

            O Deus apresentado na Bíblia Sagrada, não é um Deus criado, mas um Deus que criar (Gn 1.1); não é Deus feito, mas um Deus que faz (Gn 2.4). Deus é apresentado pelo profeta Isaias, como um Deus ‘semi-terno’ não tem princípio não tem fim; é o primeiro e o derradeiro e todas as coisas são criadas por E’le, (Is 43.13; Ap 1.8; 1Co 10.26), todas as coisas movem por Ele e para Ele (At.17.28; Cl 1.17; Hb 1.3). 
À Moisés o Senhor diz: EU SOU O QUE SOU...(Êx. 3.14), Serei o que serei, serei tudo que for necessário.
O evangelista João diz acerca de Cristo: No princípio era o verbo... (Jo 1.1). Este não é o princípio de Deus, mas o princípio da criação de todas as coisas por Deus, porque Deus não tem princípio nem fim, Deus é eterno. O verbo é Jesus Cristo, a expressão eterna, definitiva de Deus. O Deus eterno que encarnou, tornou-se homem e habitou entre os homens (Jo.1.14). Sentiu, dormiu, comeu, caminhou, agiu, morreu como homem, não provando o pecado e venceu a morte ressuscitando ao terceiro dia.

A Bíblia refere-se “às contradições da falsamente chamada ciência” 1 Tm 6.20. mas a ciência tem comprovado através  de descobertas arqueológicas as veracidade contidas na Bíblia. 

é IMPORTANTE SABER sobre a teória

a evolução nunca foi confirmada pela ciência como fato; A Ciência lança mão de três Classificações de idéias:
  1. HIPOTESE – esta não passa de opinião aprimorada;
  2. TEÓRIA – Quando uma hipótese é submetida a intensas investigações, testes completos e contínuos, assim permanecendo crível após tal exame, então se chega a teoria.
  3. LEI – é quando a teoria suporta a testes constantes e universais, tornando confirmada acima de qualquer dúvida como fato, então passa a ser considerada como lei.
 Enquanto que homens tentam distorcer os preceitos, os ensinamentos  da Palavra de Deus, quanto a origem da vida, a Bíblia sagrada é taxativa no proferir: “No principio criou Deus os céus e a terra” Gn. 1.1.
No ato da criação, Deus é a causa primaria de tudo que existe. Somente Deus é eterno, (Gn 21.33; Êx 3.14,15; Dt 33.27; 1Cr 16.36; Sl 90.1-4).

TRÊS VOCÁBULOS HEBRAICOS DESIGNAM À CRIAÇÃO

1.      BARA – que significa criar a partir do nada; formar algo sem dispor de matéria prima, (Gn 1.1,21, 27, etc,); O verbo “criar” (hb.“bara”) é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram (Gn 1.3).
2.      ASA – formar algo partido de algo já existente, (Gn 1.6-10);
a.      Os animais, as plantas, animais domésticos ou selvagens, foram criados de algo já existia, a terra, (Gn 1.11,12, 24,25);
b.      Os peixes, os répteis, os grandes peixes, as algas e todos os animais do mar, foram criados da água que já existia, assim, se tiramos qualquer animal marinho do mar este não sobrevive, (Gn 1.20-22);
c.       Deus criou as luminares do firmamento, sol, lua, estrelas astros e planetas partindo de gases existente no espaço, criado por ele próprio. Uma vez qualquer dejeto saído do espaço ou segundo céu, céu atmosférico, este se desfaz, (Gn 1.14-18);
d.      O homem foi criado do termo (Hb. BARA e do ASA). O homem interior foi criado no coração de Deus,  (Bara) algo nunca existente, enquanto que o homem exterior foi criado do Asa, elemento já existente, o pó da terra, (Gn 1.26-27; 2.7).
3.      YATZAR – o terceiro vocábulo hebraico designativo da criação, tem o sentido de “por”, por algo que não existe. ...E soprou em seus narizes o sopro de vida, (Gn 2.7). “neplesh, alma vivente”

Na Bíblia encontramos referências onde fica claro que a criação da vida, do mundo animado e inanimado e todo universo, são obra do Deus único e todo poderoso.


O HOMEM.
 O antropologia e a biologia, que estuda o homem, talvez não compreenda o que é mencionado nesta exegese. (Antropologia é a história natural do homem; biologia é a ciência que estuda a vida em todas as suas manifestações, compreendendo a botânica, a zoologia e a anatomia, etc). vejamos:

O HOMEM TRICOTÔMICO.
 O homem é composto por uma tricotomia, envolvendo três elementos que são:
a)      Corpo – (Hb. Basar, Gr. Somma). O corpo é a parte material do homem, palpável, visível. Corpo é a onde estão os sentidos do homem: visão, audição, paladar, tato e olfato. Por meio dos quais se explora o mundo exterior, e nos Poe em contato com o mundo físico. Está sempre com o homem exceto no estado intermediário,  Ec 3.19,21; 9.5; 12,7.
b)      Alma – (Hb. Nephesh; Gr. Psyche). O vocábulo tem seis sentidos diferentes nas escrituras, sendo um real e cinco figurados.  
1.    Sentido real, isto é alma mesmo.
2.    alma como sangue. Isso não quer dizer que quando há uma transfusão de sangue há transfusão de alma. Dt 12.23; Lv 17.14.
3.    Alma como pessoa. Gn 12.5; 1pe 3.20.
4.    Alma no sentido de animal. Trata-se do sentido figurado da palavra, Gn 1.20.
5.    Alma como vida. Uma sinédoque, da figura de linguagem transmite que alma, é tomada pelo todo, Isto é, vida, Lv 22.3.
6.    Alma como coração.  1Rs 3.9;8.17; Hb10.22; 1Jo 3.19-21.
A alma é a sede dos sentimentos emotivos, onde se encontra, razão, vontade, intelecto e o sentimento.
c)      Espírito(Hb. Ruach; Gr. Pneuma).  Não se trata do Espírito Santo, mas do espírito como sede dos sentimentos espirituais, bem como e sede da comunicação com Deus. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.  (Jo. 4.23, 24).
Em suma o espírito é a sede de Deus no homem, local de comunicação Deus, homem/ homem, Deus.

O HOMEM CRIATURA
 O homem que Deus criou é conhecido como o homem barro, pó, poeira, homem humano ou homem carnal.
            Em Gêneses (1. 26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”; O verbo “fazer” está em movimento (façamos), bem como pluralizado (nossa), Aqui temos o homem criado por Deus.
 Deus está fazendo algo, diga se ainda que com suas próprias mãos, e não com sua palavra como em todos os elementos por Ele dantes criados. Em Gêneses (2. 7) “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida”; Deus soprou o seu hálito, o espírito de vida, e o homem foi feito alma vivente. A Bíblia afirma que o homem deve conservar santo, corpo, alma e espírito. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam Plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1Ts. 5. 23)
Kim Wilber estudou durante cerca de trinta longos anos, e diz ele está convencido que o homem veio de um protozoário ou de uma barata. Porém sou convidado a defender que o homem é fruto da obra prima, máster de Deus, assegurando categoricamente que o homem é pó, come o que vem do pó, e se tornará em pó (Gn 3.19), Criatura de Deus que necessita de comunicação com seu criador.

O CUIDADO DE DEUS COM O HOMEM.

Depois de muito tempo, bilhões de anos talvez, Deus resolveu criar uma terra, com animais animados e inanimados é o que chamamos de semana da criação. Em Gênesis capítulo  primeiro, Deus criou: dia 1, a luz; dia 2, o firmamento; dia 3, a terra seca; dia 4, os luzeiros; (Até aqui Deus põe em ordem a criação), dia 5 Deus cria Peixes e aves; dia 6, Deus cria os animais e o homem (no quinto e no sexto dia Deus da vida a criação) dia 7, dia do descanso; (no sétimo dia Deus termina a criação e descansa). Deus criou o homem e a mulher e os pôs em um jardim.
A saber, a Bíblia fala de vários jardins, e viu Deus que Adão estava só (Gn. 2. 18), Deus se propõe a resolver a solidão Adâmica.
           
OS QUATRO JARDINS

 a) O primeiro jardim chamado ÉDEM DE DEUS, existiu muito antes de Adão (Ez  28.13-17). Ali o pecado original penetrou e os anjos se rebelaram tendo Lúcifer como seu líder, foram expulsos do céu como conseqüência da rebeldia (2Pe. 2.4).
b) O segundo jardim chamado ÉDEM DA FORMAÇÃO (Gn 2.8). Neste jardim Adão foi colocado, cuidado, tentado e tendo pecado foi expulso, (Gn. 3.24) e o seu pecado passou a todos os homens (Rm. 5.12).
c) O terceiro jardim; JARDIM DO GETSÊMANI (Mt 26.36; Jo, 18.1) Neste jardim satanás tentou Jesus à não ir a cruz, e Jesus resistiu ao seu adversário e o venceu.
d) Quarto jardim. “JARDIM DA RESSURREIÇÃO’’ (Jo 19.38-42) Neste Jesus triunfou sobre o pecado e sobre o inferno (Ap.1.8). Garantido a vida para os que NELE crêem”.

O HOMEM NO ÉDEM

E pôs o Senhor o homem no Éden, Jardim da formação, e Deus desfrutava com Adão, uma comunhão, que considero ímpar e singular. O criador falava com sua criação, todos os dias, e Adão falava com Deus. É tanto que quando Adão pecou, se escondeu da presença de Deus, mas ouviu a voz de Deus. (Gn. 3.9).
Enquanto Deus criara, viu Deus que o que havia feito era bom: Gn.1. vv. 4, 10, 12, 18, 21, 25 e 31. Adão era como que um “PHD” em todas as ciências contemporâneas, e viu Deus que Adão estava só (Gn. 2.18), e se propôs a resolver a solidão Adâmica.
            Adão dormiu (descansou) em Deus (Gn. 2.21), e Deus cumpriu o seu querer, que era suprir os seus desejos e sentimentos. Em meio ao sono, Deus tirou da costela do homem a sua companheira, Eva. Agora o que era solidão, tornou em companhia, e os dois eram felizes. Em meio a formação da mulher o lar foi projetado e a família estava instituída pelo seu criador, Deus. Adão percebeu que Eva saiu da sua costela (Gn. 2.22) e a solidão acabou, e Deus mantinha grande comunhão com Adão (Gn. 2.19-20), e lhe dera autoridade para que o mesmo nomeasse a todos os animais.
Quando tudo estava bem, o diabo aparece no Jardim do Éden, “e somente a presença de Deus afugenta o inimigo”, O adversário. O diabo se apoderou de uma serpente que era como um animal de estimação de Eva, para tirar a paz do novel casal.

A TENTAÇÃO

A serpente lançou alguns sofismas contra a mulher, e desta forma o adversário conseguiu prender a atenção dela, e ao mesmo tempo despertou em Eva uma grande curiosidade.
É da índole de cada um, ser curioso. O fator curiosidade sempre está ativo no homem, e com este instrumento Satanás derrotou a mãe de todos os viventes, (Gn. 3.6, 7 e 20).
a) Disse a serpente: foi assim que Deus disse: não comerás de toda arvore do jardim? (Gn. 3.1). Deus havia dito ao casal residente no jardim: “De toda árvore do jardim comerás livremente” (Gn. 2,16), “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”(Gn 2.17). Deus não deixa duvidas no coração do homem: “dela não comerás”. Isto é uma afirmativa, porém o diabo pôs duvidas no coração de Eva.
b) A serpente continua a falar: “Certamente não morrereis” (Gn  3.4); “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (v, 5). O diabo é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44), e para enganar uma pessoa ele faz que tudo pareça favorável, para que no fim seja destruído. Satanás da risada das pobres almas que se iludem com ele, mas o homem renovado vence a Satanás, e ainda anuncia as suas trapaçarias a quem quer que lhe queira ouvir.
c) os olhos de Eva desejaram os frutos da arvore. É tendência humana, o desejo pelos olhos, Gn. 3.6.  
i) A árvore era boa para comer
ii) A arvore era agradável aos olhos
iii) A arvore era desejável para dá entendimento
Assim como o peixe, não são poucos os cristãos que tem morrido pelos olhos. Eva não fez nenhuma objeção, assim procedeu diante da visão proposta pela serpente.
i) Tomou posse do fruto –Gn. 3.6
ii) Deu ao seu marido – Gn. 3.6
iii) E ambos comeram – Gn. 3.6
Quando o casal Adão e Eva caiu no fracasso espiritual, e nas garras do mal, reconheceram a fragilidade do homem, e então viram que estavam nus, e se esconderam nas folhagens do jardim. E quando Deus chegou no jardim, Ele não veio matar, destruir, arruinar, amaldiçoar o homem, e sim veio para reconstruir, restaurar, renovar, fortalecer o homem caído.
            Adão escondido ouviu a voz de Deus “E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?”.  (Gn. 3.9).
            Quando ouvimos a voz de Deus, há esperança para nossas causas que pensamos está perdidas. Adão não pode esconder-se de Deus, pois o homem humano não pode esconder-se de Deus. É tendência dos que pecam esconder-se da igreja, dos irmãos, do departamento que faz parte, esconder-se do pastor, dos amigos dos irmãos, mas não podemos nos esconder do Deus onisciente, onipresente, o Deus que sabe tudo e está em todo lugar. O homem humano não se esconde de Deus, o homem deve se apresentar diante do SENHOR. Quando Deus viu Adão envolto em folhas, viu logo que algo estava errado, e Deus tirou as folhas, pois folha é veste de aparência, e Deus pôs veste de pele, “E fez o SENHOR Deus à Adão e à sua mulher túnicas de peles e os vestiu” (Gn. 3.21).
Deus proveu profeticamente a pele que vestiria todos quanto pecar, a veste da salvação (Is 61.10), pele de cordeiro, tipo Cristo, O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Jo 1.29).

            Neste estado o homem se encontraria diante de Deus morto espiritualmente.
a)      Morte espiritual: é a separação entre Deus a alma e o espírito;
b)      Morte física: é a separação entre corpo, alma e o espírito (Lc 16.22), trata-se da vida biológica;
c)       E conseqüentemente Morte eterna: que é o sofrimento final do corpo, que novamente estará unido a alma e ao espírito. Destarte o homem si ver com uma única esperança, aguarda a promessa de Deus, para a transformação que acontecerá com a vinda do Messias prometido (1Co 15.51-55).

Diante do terrível ataque da serpente, o Deus do resgate entra em ação, e promete julgar a queda do homem, que foi induzido e persuadido pela terrível serpente. O homem humano é limitado, e assim sendo com esta característica não consertaria a seu erro. Deus precisaria mudar, fazer uma emenda no seu projeto para melhorar e fortalecer a vida deste homem, que agora estava caído. Deus precisa refazer este homem caído e Deus usará a mesma carcaça do homem velho. Na verdade a Bíblia diz que é uma metamorfose, uma transformação, que somente Deus pode fazer, assim fazendo Deus estaria justificando pecadores injustos, pondo diante de si como santos (separados) e justos (justificados por fé), Rm 5.1.

O HOMEM ESPIRITUAL

Há uma diferença entre o homem humano e o homem espiritual. Um é criado no Jardim do Éden, enquanto que o outro, o homem espiritual, é suscitado por fé no interior dos que aceitam o sacrifício do calvário.
            No evangelho de João (1. 13), assim diz o texto: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”.
O novo homem como é chamado o homem espiritual é formado conforme a vontade de Deus. A palavra de Deus diz que uns foram nascidos conforme a vontade da carne, outros da vontade do varão, outros da vontade do sangue, e outros da vontade de Deus.
i)        Vontade da carne – Rm 8.8;
ii) Vontade do varão – Hb 13.4;
iii) Vontade do sangue – (Jz 19.22 – 26)
iv) Vontade de Deus – Rm 8. 12 – 14; Gl 3.6.
O que temos aqui é que este homem foi morto pelo famigerado pecado Adâmico no Éden (Rm. 5.18,19), desta forma o mesmo estava distanciado do poder e da graça de Deus. Mas vindo Jesus na cruz do calvário triunfou contra o acusador e o gerador do pecado, Satanás, (Cl. 2.15), e assim dando a este velho homem um novo homem no seu interior (Ef  2. 1-4), e hoje este é uma nova criatura.
            Quando Deus formou o homem Adão do pó da terra no jardim do Éden, Deus soprou em suas narinas a vida, e o homem foi feito a alma vivente. Mas quando Jesus gerou o novo homem através de sua morte no calvário, ao ressuscitar, veio aos discípulos que estavam reunidos em um salão fechado, o porque da perseguição, então entrou Jesus no recinto sem tocar a mão na porta, se pôe no meio dos discípulos e diz: “paz seja convosco”. (Jo 20.19), “e assoprando sobre eles disse-lhes: recebei o Espírito Santo” (Jo  20.22).
            Em Gênesis (2.7), após Deus fazer o homem Adão Deus soprou em suas narinas o sopro de vida, e o homem de pó recebeu vida; mas após Jesus ressuscitar ele soprou o Espírito Santo no interior de cada cristão convertido, que indica que o mesmo recebe de Jesus o novo nascimento (Jo 3.1-6). O velho homem foi criado sujeito a morte, enquanto que o novo homem foi gerado para viver eternamente (Jo 3.3-5). O homem não nasce de novo por si, mas por fé na Palavra de Deus e aceitando a Jesus como seu único e suficiente salvador, (Jo 1.14).

TIRANDO AS FORÇAS DO VELHO HOMEM
            Ao ler a carta do apóstolo São Paulo aos  crentes em Éfeso entre os versículos 22 a 31 do capítulo 4, chego a uma conclusão que devemos realmente tirar as posses do velho homem. Quem é este impetuoso velho homem? Quem é este velho tão mal que deve ser tão combatido? Quem é este velho que devemos deixar ele sem direito algum? Qual os atos atribuídos a este velho homem que deve ser saqueado?

A NATUREZA DO VELHO HOMEM.

1. O velho homem anda como os gentios em vaidade – Ef. 4.17
2. O velho homem é endurecido no seu entendimento – Ef. 4.18
3. O velho homem está separado da vida de Deus – Ef. 4.18
4. O velho homem vive em dissolução (depravação) – Ef . 4.19
5. O velho homem vive vida de impureza/ contaminação – Ef. 4.19
6. O velho homem é mentiroso – Ef. 4.25
7. O velho homem vive irado – Ef. 4. 28
8. O velho homem rouba – Ef. 4.28
9. O velho homem fala palavras torpes, Sujas, etc – Ef. 4. 29
10. O velho homem entristece o Espírito Santo de Deus – Ef. 4.30.
Entristecer ao Espírito Santo é se tornar rebelde, amar as coisas que não são de Deus e deixar a carne vencer o espírito.
i)                    É ser rebelde contra Deus e contra os líderes – Hb. 13.17;
ii)                  Amar as coisas mundanas – 1Jo. 2.15,16
iii)                Não querer ouvir o Espírito Santo – Ap. 2.29
iv)                Se tornar insensível à voz de Deus – Ex.19.5
11. O velho homem vive uma vida: a) de amargura, b) de ira, c) de cólera, d) de blasfêmia, e) de malicia, f) de gritaria, g) de inrreconciliação, Ef. 4.31
Quando Cristo ressuscitou, Ele triunfou plenamente, com toda autoridade contra satanás.
Ressurgindo, Cristo desceu ao abismo e pregou aos espíritos em prisões (1Pe 3.19), e esmagou a cabeça da serpente e disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra“ (Mt  28.18).

 A Bíblia diz em Colossenses (3.1,2, 3): “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. O velho homem deve morrer, para o novo homem ser gerado pelo poder da palavra de Deus, para os que aceitaram a fé em Cristo, (Rm  10. 17).

(o conteúdo é parte da apostila o despojar do velho homem do Pr. Gerisvaldo Santos)