sábado, 12 de maio de 2012

LIDERANÇA ESPIRITUAL


 A PROCURA DE LÍDERES


“Porque nem do Oriente, nem do Ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o juiz; a um abate e a outro exalta” Sl 75.6,7.

LIDER PARA TODA OBRA – Deus e os homens estão constantemente procurando lideres para varias ramificações dos empreendimentos cristãos. (1 Sm. 13.14; Jr. 5.1; Ez. 22.30).

UM LIDER ESPIRITUAL – A natureza sobrenatural da igreja exige que sua liderança se erga acima do que é meramente humano, que seja sem duvida movido pelo sobrenatural. (Js.10. 12-15; 1Sm. 10.6; At.16. 9-10).

LIDERES EXEMPLOS “QUE FALEM” – Disse William E. Sangster: “A Igreja está dolorosamente necessitando de lideres... Fico esperando uma voz; contudo, não ouço voz nenhum. Gosto de sentar-me nos últimos lugares, nas reuniões para ouvir, em vez de falar, contudo, não há som de trombeta para se ouvir.” (Jz.7.17,18)

4. LIDER PREPARADO – A igreja conclama uma liderança definida e desta forma coerente, que esteja bem preparada para toda boa obra, “se a trombeta der o sonido incerto, quem se prepara para a batalha?” (1Co. 14.8)

5. LIDER QUALIFICADO – O simples fato de uma pessoa ocupar um cargo de importância não a torna um líder; fazer cursos de liderança não produz lideres; O desejo de tornar-se líder não faz a pessoa um líder. O único método que funciona é o da pessoa “SE QUALIFICAR” ter qualidade para ser um líder aprovado por Deus. (At. 9.15-17; 22. 21)
6. LIDER CAPAZ – Deus procura lideres capazes, homens e mulheres decididos a serem modelos vivos para o seu povo seguirem e imitar-los  (1Tm 4. 12). Lideres que sejam exemplos:
Na palavra, No trato, Na caridade, No espírito, Na fé, Na pureza

7. LIDER QUE FORMA LIDERES – Cada líder em particular pode e deve “garimpar” trabalhar homens e mulheres que venham a se transformar em lideres do povo de Deus.
 Exemplo: a) André: Jo. 1 40-42; 6. 8-9.  b) Barnabé: At. 9. 26-28.
Disse certo pastor e orientador que: “OVELHA GERA OVELHA, E PASTOR É GERADOR DE PASTORES”. Pastor que não sabe fazer líder, é porque não foi liderado ainda, Só sabe fazer líder quem aprendeu a ser liderado.

 

PRINCIPIOS DE JESUS QUANTO A LIDERANÇA ESPIRITUAL


Há regras e princípios quando se há interesse em ser um líder espiritual, um obreiro da casa de Deus. A Bíblia diz que o obreiro deve ser aprovado.

1. LIDER HUMILDE – O reino de Deus nunca teve problemas com os que querem ser “pequenos” e “últimos”, mas sempre sofreu prejuízos da parte daqueles que almejam ser “grandes” e os “primeiros”. (Lc. 22.24)
2. LIDER EXALTADO – Um dos grandes problemas hoje no meio da liderança é que as muitos não querem ser liderados, e (única e exclusivamente lideres). Hoje todos querem ser lideres. E esse espírito de exaltação adentrou rasteiramente na casa de Deus. Digo sem receio são poucos os crentes hoje que são submissos. (Tg. 4. 6, 10). Há uma diferença fundamental entre querer ser “GRANDE” diante de Deus e fazer coisas “GRANDES COISAS” para Deus. (Sl. 126.3)

3. LIDER SERVO – Os discípulos de Jesus queriam a glória, mas não queria a vergonha; a coroa, mas não a cruz; ser senhor, mas não servos. (Mt. 20. 22). O líder tem que ser servo. No contexto do reino de Deus “Líder” não é quem “Manda”, mas quem “Serve” aos outros; “..mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja  vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo”  (Mt. 20. 26.27).

4. LIDER QUE É PROVADO – O verdadeiro líder está sujeito a passar por grandes provações, porque é servo de Deus. Há sofrimento envolvido na liderança espiritual: “...podeis vós beber o cálice que eu hei de beber?...bebereis o meu cálice....” (Mt. 20.22,23).

5. LIDER DIFERENTE – Não há nenhuma semelhança entre liderança temporal, terrena, exercida pelos magistrados deste mundo, e a liderança espiritual, há diferença entre os dois grupos. (Mt. 20. 25“então, Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados e que os grandes exercem autoridade sobre eles”. No reino do mundo o grande exerce autoridade sobre o pequeno, aqui o pequeno exerce autoridade sobre o grande.

6. LÍDER CHAMADO – Cristo se apresenta como um exemplo perfeito de liderança, e o mesmo chama-nos a fim de segui-lo.  “o  Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt. 20. 27,28).

9. CRISTO O LÍDER PEREFEITO – Isaias 42.1-5, nessa passagem Bíblica messiânica, revela o que significa o espírito de servitude daqu’Ele que viria para ser o nosso “líder” por excelência. De fato, Cristo, líder Maior que Moises, demonstrou as seguintes características:

ü  Dependência: “Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho” (v.1).
ü  Aprovação: “o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma” (v.1).
ü  Modéstia: “Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça”. (v. 2)
ü  Empatia: “A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega” (v.3)
ü  Otimismo: “Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra o juízo” (v.4).
ü  Unção: “pus o meu Espírito sobre ele” (v.1; At.10.38)
Toda e qualquer liderança que não se espelha em Jesus Cristo como modelo, tende a se converter em mero desportismo e ditadura espiritual, sem levar em consideração que o agir não “como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1 Pe. 5.3).

LIDERANÇA NATURAL & LIDERANÇA ESPIRITUAL
Veremos neste bloco algumas definições do líder, bem como de sua liderança.
  Líder é um homem que conhece o caminho e sabe manter-se à frente, trazendo outros após si. Disse: John R. Mott. (veja os ministérios de Jesus: “Mt. 4.18-20”; Elias: “1 Rs. 19.19-21”).
  “Líder é a pessoa que tem habilidade de fazer que os outros façam o que não queriam fazer, e gostem de fazê-lo” – Presidente Trumman.
  “Liderança é a capacidade e o desejo de unir homens e mulheres num propósito comum, é o caráter que inspira confiança” – Lord Montgomery.
  “Liderança pode ser definida como sendo aquela qualidade de um homem que inspira suficiente confiança a seus subordinados, de modo a aceitarem as suas idéias e obedecerem a seu comando” – Almirante Nimitz.

Um princípio geral de liderança é o que só podemos influenciar e liderar outros até ao ponto que nós mesmos chegamos. O melhor teste para saber se alguém é um líder qualificado, é descobrir se há pessoas que o seguem.


1.  LIDER NATURAL
2.É autoconfiante
3.Conhece os homens
4.Toma suas próprias decisões
5.É ambicioso
6.    Origina seus propósitos e métodos
7.Gosta de comandar os outros
8.É motivado por considerações pessoais
9.É independente


10. O LÍDER ESPIRITUAL
1. Confia em Deus
2. Conhece a Deus
Procura a vontade de Deus
É humilde
Encontra e segue os métodos de Deus
Compraz-se em obedecer a Deus
É motivado pelo amor a Deus e aos homens
Depende de Deus

A liderança espiritual transcende a simples capacidade de administração. Há diferença entre “liderança espiritual” e “capacidade de administração”, enquanto uma é guiada pelo homem a outro sem dúvida é dirigida por Deus, esta é a diferença sem contar com os contrastes que ora opera entre as duas, vejamos:

a) A CAPACIDADE DE ADMINISTRAÇÃO
  A administração proporciona perspectivas realistas
  A administração tem a ver com os fatos
  A administração tem a ver com funções
  A administração procura eficiência
  A administração se preocupa em exercer controle
  A administração alcança seus êxitos com base nos resultados

b) A LIDERANÇA ESPIRITUAL
  A liderança provê uma visão
  A liderança exercita a fé
  A liderança maneja com os conceitos
  A liderança busca a efetividade
  A liderança proporciona a direção a seguir
  A liderança se deleita na busca de oportunidades

4. QUALIDADE DE LIDERANÇA ESPIRITUAL - “A liderança não se ganha mediante promoção, mas através de muita oração e lágrimas. É obtida pela confissão de pecados, pela sondagem cuidadosa do coração, pela humildade diante de Deus, pela auto entrega, pelo corajoso sacrifício do aspirante, pela tomada audaciosa, decidida e incondicional da cruz, e pela contemplação incessante e eterna de Jesus crucificado. A liderança não é ganha mediante a procura de grandes coisas para nós mesmos, mas, antes, como Paulo, mediante o considerar daquilo que é ganho para nós como perda por causa de Cristo. Eis o grande preço a ser pago, sem qualquer hesitação, por todo aquele que deseja ser não apenas um líder, mas um verdadeiro líder espiritual de homens, líder cujo o poder é reconhecido e sentido no céu, na terra, e até mesmo no inferno”. Samuel Logan Brengle.

QUALIDADES ESSÊNCIAIS AO LÍDER

1. DISCIPLINA. Disciplina deve ser a qualidade essencial para o líder cristão, refiro-me ao domínio próprio e à temperança. Capacidade e demonstração do aprendizado decorrente das experiências ao longo da vida. É a coerência entre a vida e o discurso do líder. O apóstolo Paulo demonstrou ter conhecimento do valor desta virtude quando acerca de si mesmo escreveu: “... subjugo o meu corpo, e o reduzo a escravidão, para que pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1 Co. 9.27).

2. VISÃO. Através do profeta Joel, Deus fala dos nossos dias como dias de “sonhos” e de “visões” (Joel 2.28). Só os homens e as mulheres cujo os olhos se mantiveram abertos em direção ao horizonte, “... como vendo o invisível” (Hb. 11.27), é que são capazes de manter o mundo sobre os trilhos do progresso. Se você se julga um anão empoleire-se sobre os ombros dos gigantes e tenha melhor visão. Visão como dos profetas de Deus: Aias (1 Rs. 14.1-6); Elizeu, (2 Rs. 6. 15-17); Ezequiel, (Ez. 1.1); Paulo, (At. 16.9); João, (Ap. 1.10-11).
O líder cristão deve ter visão de águia, (Is. 40.31; Sl. 103.5). Segundo a ornitologia o cristalino dos olhos da águia focaliza uma formiga a 10.000m de altitude e em linha reta ou horizontal, pode detectar a 20km de distância a sua presa. Assim deve ser o servo de Deus para detectar o inimigo quando se aproximar.

3. SABEDORIA. Espera-se que o líder cristão seja alguém que saiba fazer uso do conhecimento adquiri através da experiência, do estudo e da observação. A esta capacidade é que chamo de sabedoria. Seria pois de grande importância que o líder cristão jamais olvidasse o conselho do sábio Salomão: “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria; sim, com tudo o que possui adquire o conhecimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela honrará. Dará a tua cabeça um diadema de graça, e uma coroa de glória te entregará”. (Pv. 4.7-8).
4. DECISÃO. A capacidade de decidir é qualidade própria do ser humano como agente eticamente livre. Mas só o líder eficaz é capaz de tomar decisões, a exemplo do que fizeram com Moisés (Hb. 11.24-26), Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdenego (Dn. 1.8) e o apóstolo Pedro (At. 5.27-29). O líder deve evitar ficar empurrando os problemas com a barriga, sem lhe dar a devida solução. O verdadeiro líder é alguém capaz de reconhecer um problema e de solucioná-lo antes que ele se torne numa emergência.
5. CORAGEM. O líder deve sem dúvidas ser um homem corajoso. Coragem aqui não é arrogância, nem mera teimosia. Coragem é a capacidade de não ser omisso, não se deixar intimidar com ameaças e de não se deixar levar por respeitos humanos. “Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio para derrubar o justo em juízo...” (Pv. 18.5; 23-24). Estamos na era da coragem, mas muitas das vezes são fora da vontade de Deus, simplesmente para defender seus próprios interesses. Que venhamos a ter coragem para defender o interesse do Senhor.

6. HUMILDADE. É próprio de algumas pessoas confundirem humildade com mediocridade. Mas, o seguinte discurso de Abu-Bakr, no dia de sua posse no seu califado, mostra como é possível ser humilde sem ser medíocre. Eis o seu discurso: “Homens! Fui incumbido de governar-vos sem ser o melhor entre vós. Se errar censurai-me. Obedecei-me, enquanto eu obedecer a Deus, se lhe desobedecer, não terei mais direito para vossa obediência. Para mim, o mais poderoso entre vós é o espoliado até que restabeleça o seu direito, e o mais fraco, o espoliador até que se julgue a sua iniqüidade. Digo isto, e peço misericórdia a Deus para vós e para mim”. (Mt 11.29).

7. INTEGRIDADE. Integridade aqui se constitui na qualidade essencial do que é sincero, e fala da transparência do líder. É o chamado preto no branco. A integridade pode melhor ser entendida como uma espécie de foto de corpo inteiro do líder, transparecendo assim as suas atitudes. A bíblia diz: “quem anda em sinceridade, anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”. (Pv. 10.9).

8. SENSO DE HUMOR. Muitos acham que o líder espiritual bem como todos aqueles que se acham revestidos com algum tipo de autoridade, tem que necessariamente viver de cara fechada, amarrada, etc, como quem está a viver um estado de luto perpétuo. Facilmente confundem uma pessoa bem humorada com uma pessoa frívola e dada a chocarrice. Felizmente a realidade mostra o contrário: mostra que na vida do líder, autoridade e bom humor são perfeitamente compatíveis com o viver cristão, santo e alegre. Em geral aquela “cara do pai eterno” que muitos cristãos ostentam, são mais máscaras de fariseu, que a santidade bíblica. “aquele que está entronizado nos céus se ri” (Sl. 2.4).
“Se podemos adoçar a vida de uma pessoa com o mel de alegria, por quê amargurá-la com o fel do mal humor?”.
“A careta da derrota vem de satanás, mas o sorriso de vitória quem dá é Deus”.

9. IRA. Ao escrever “irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre vossa ira” (Ef. 4.29), o apóstolo Paulo parece ponderar que a ira como um estado momentâneo de espírito, parece algo próprio do caráter humano. Neste caso, dentro dos limites da tolerância cristã, seria uma expressão de zelo e conseqüência, e aborrecimento contra algo tentador à normalidade das coisas. Guardando as devidas proporções aqui se enquadrarias a ação de Jesus na purificação do templo em Jerusalém (Jo. 2.13-17). Recomenda-se, no entanto, o sentido de que o líder não seja iracundo (Tt. 1.7).

10. PACIÊNCIA. O líder não pode esperar vir a lidar com pessoas cujo caráter já esteja formado, sob seus cuidados estarão pessoas que, no que pese desejarem ser e fazer mais para Deus são pessoas em formação. Escrevendo aos crentes de Tessalônica, quanto à paciência que teve com eles, diz o apóstolo Paulo: “... fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos” (1 Ts. 2.7).O líder deve agir como o semeador: deve esperar com paciência e com esperança na formação do caráter dos seus liderados.

11. AMIZADE. Cada líder cristão não deve demonstrar ser um super-homem e nem um semideus, assentado sobre uma coluna de marfim, distantes das demais criaturas. A exemplo do Senhor Jesus Cristo, o líder cristão deve se identificar através do amor e da amizade sincera, com aquelas pessoas carentes da solidariedade resultante de uma amizade sincera e duradoura. Quando rejeitado por tantos, foi de grande conforto para Davi a amizade de Jonatas (1 Sm. 18.1); assim como foi para Saulo a sincera amizade de Barnabé (At. 9.26-27). Não prive os outros de serem abençoados com sua amizade.

12. CARISMA.  Nada há de mais feio em um líder espiritual que a grosseria. Na verdade, por ações, ou por palavras, espera-se que o líder cristão expresse o carinho e simpatia (“o jeito próprio”) de Jesus Cristo. Como recomenda o Espírito Santo: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibas como vos convém responder a cada um” (Cl 4.6). Por quê, então alguns existem que temperam suas palavras com pimenta, quando deveriam temperá-las com sal?
13. PODER INSPIRATIVO. Quer queira ou não, o líder é alguém que desperta a atenção dos outros, seja para as suas palavras, seja para ações. Identificado com a vontade de Deus e comprometido com a glorificação de Cristo, o líder cristão agirá como uma espécie de antena parabólica através da qual a gloriosa influência de Jesus Cristo inspirará aos outros. Se o líder não permitir que assim aconteça, como diz a bíblia, certamente ele terá corrido em vão (Gl. 2.2).

14. TERAPIA DA AUDIÇÃO.  Falar, falar, falar, é o que todo mundo sabe fazer. Mas, quem sabe parar para ouvir? Pesquisas médicas tem revelado que um grande percentual dos doentes que procuram o médico, são curados ao sair do consultório, sem tomar nenhum tipo de medicamento. Neste caso a cura parece consistir no fato de que o médico parece ser a única pessoa que ouve, ouve, e ouve sem incriminar o seu ouvinte. O líder espiritual tem grande potencial a desenvolver nesta área, pelo grande contingente de pessoas que o procuram para aconselhamento.

 AS TENTAÇÕES DO LÍDER CRISTÃO “Tiago 1. 13-15


1. EGOÍSMO. Egoísmo é mais do que viver o nosso modo: é pretender que os outros vivam como nós queremos. O egoísmo visa criar em torno de si mesmo um ambiente uniforme e sem colorido. Ele lança por terra a individualidade e o mérito das demais pessoas. Muito líder cristão tem assumido uma postura egoísta após alcançarem relativo sucesso, chamando a atenção das pessoas para si e não para Jesus Cristo.
Na verdade não existem pessoas mais vazias do que aquelas que vivem cheias de si mesmas. Qualquer líder, desde que não vigie, corre o risco de se deixar aprisionar pela arrogância e a soberba.

2. ISOLAMENTO. Momentos antes de morrer, Jhon Donne, famoso romancista inglês, escreveu: “nenhum homem é como uma ilha, inteira em si mesmo. Toda pessoa é parte de um continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica menor, da mesma forma que se o mar levasse um promontório, ou uma propriedade tua ou de qualquer que fosse, ou de teus amigos. A morte de qualquer pessoa me diminui, porque faço parte da humanidade. Portanto não mandes saber por quem o sino dobra; ele pode estar a dobrar por ti”.

a) Elias grande líder e profeta de Deus do passado, descrito por Tiago como “homem sujeito as mesmas paixões que nós”... (Tg. 5.17); após destruir triunfalmente os profetas de baal, se viu deprimido, se isolou numa caverna no deserto e aí pediu a morte (1. 19.6). Imagine um grande líder saindo do monte, sinônimo de vitória, de glória, de fogo, de poder, de transfiguração, etc; agora escondido numa caverna porque das ameaças de uma mulher cheia de um espírito autoritarista.
b) O líder espiritual deve fazer cópias das chaves de sua vida e distribuir entre as pessoas. Deve baixar as pontes de seus castelos e permitir que as pessoas atravessem o fosso, e assim partilhem de suas alegrias e tristezas.

3. AUTO INDULGÊNCIA. Você já notou com que facilidade retalhamos os outros, enquanto levantamos armas contra aqueles que apontam os nossos próprios erros?
George Whitefield (1714 – 1770). Grande  evangelista inglês e homem de Deus recebeu certa vez uma carta que maldosamente o acusavam de haver cometido diversos erros em seu ministério. Mostrando como o líder deve lidar com a auto indulgência, Whitefield enviou uma resposta breve e educada que serve de exemplo para qualquer pessoa que for julgada e acusada: “agradeço-lhe de coração a sua carta. Quanto as coisas que o senhor e outros inimigos meus estão dizendo contra mim, o que sei a meu respeito é muito mais pior. Com amor em Cristo, George Whitefield”.

4. CRÍTICAS. Não conheço ninguém que realmente goste de ser criticado. Sempre que somos criticados por bem ou mal ficamos irados, e vem o desejo de agir contra quem assim falou contra nós.
O líder espiritual deveria partir do princípio de que toda crítica é construtiva. Se o líder se convencer que a outra pessoa está bem intencionada, certamente que será beneficiado com as críticas dela, e não vai se aborrecer com o resto. Quando acreditamos na boa intenção do crítico, desarmamos um inimigo e adquirimos um aliado em potencial.
O mal de quase todos é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvo pela crítica.
           
Que Deus em Cristo Jesus nos resplandeça com sua luz, manifestando a revelação que precisamos para que tenhamos sucesso naquilo que fomos chamados.


Bibliografia

Bíblia de estudo Pentecostal - CPAD
Bíblia de estudo Plenitude – Vida
Bíblia de referencia Thompson – Vida Nova
Manual EPED – Pr. Antonio Gilberto
Liderança Espiritual – Pr. Raimundo de oliveira
Esboço da teologia Pastoral – ESTEADEB
Dicionário bíblico universal – Vida
Espada Cortante 2 – CPAD
Esboços e Sermões Vol. III – Gerisvaldo Santos
 O Homem de Deus – (Ética pastoral FAEBAM) – Pr. Demetrio Fraiha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário