quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como as éguas dos carros de Faraó te comparo óh querida minha...


Como as éguas dos carros de Faraó te comparo óh querida minha...
Vemos em Cantares 1.9 essa comparação um tanto intrigante: “Às éguas dos carros de Faraó te comparo, óh querida minha.”

Como já vimos em estudos anteriores, o livro de Cantares mostra o relacionamento de Jesus com sua Igreja. Essa comparação foi feita pelo Amado, ele está comparando a sua amada às éguas dos carros de Faraó.

Se analisarmos as características das éguas dos carros de Faraó, veremos alguns detalhes interessantes e perceberemos que Jesus está elogiando a sua Igreja.

As éguas dos carros de Faraó eram:

-          dotadas de força
-          destemidas
-          velozes
-          de disposição teimosa
-          firmes de pés, preparadas
-          treinadas para a guerra

Essas éguas entravam nas lutas com intrepidez e força.

Mesmo feridas não desistiam de lutar, não paravam diante dos obstáculos, mas avançava contra os inimigos impetuosamente.

Ainda que a carruagem do Faraó tombasse, elas não paravam, continuavam firmes e dispostas contra os adversários.

Se Jesus está te comparando a essas éguas, é porque Ele vê você da mesma maneira: alguém dotado de força, destemido, preparado para a guerra, capacitado para enfrentar qualquer luta.

Precisamos acordar para essa verdade.

A igreja de Jesus está cheia do Espírito Santo e Ele é a nossa força.

Podemos ser destemidos e avançar com intrepidez e ousadia contra nossos adversários e vencer as barreiras que ele coloca em nosso caminho.

Temos toda a capacidade que precisamos para passar pelas circunstâncias da vida como vencedores.

Como você tem enfrentado as circunstâncias da tua vida? Como você se porta diante de um ataque do teu inimigo? As características dessas éguas são vistas em você na hora da guerra? Você entra na guerra de forma destemida, impetuosa, com disposição? Ou enfrenta teus problemas com medo, sendo tímido, se sentindo um fracassado, se arrastando? O cavalo é um animal que impõe respeito, muito mais você, que é a Igreja de Cristo. Quem te conduz em triunfo não é a tua força, mas Deus. Ele te faz ser uma Igreja gloriosa, cheia do seu poder e da sua autoridade.

Acorde para a realidade de quem você é em Cristo. Entenda que a Palavra de Deus está descrevendo quem você é agora que tem Cristo como teu Senhor e Salvador. Desperta!

 Tenha a mesma disposição teimosa dessas éguas de Faraó. Ainda que teu inimigo insista em trazer problemas e situações ameaçadoras, vá para a guerra com essa disposição teimosa. Insista em andar de acordo com a Palavra, insista em adorar a Deus, insista em crer no que Deus te prometeu, insista! Canse o diabo com a sua insistência em ser o que Deus diz que você é. “Resista ao diabo e ele fugirá (aterrorizado) de vós.”

Essa é a postura que Deus espera de você porque você é um com Cristo, você está assentado nas regiões celestes com Cristo, Aquele que despojou os principados e potestades e sobre eles triunfou, Aquele que tem os seus inimigos debaixo de seus pés. Essa é a sua nova realidade.

GRANDES CAVÁLOS ARABES – Os Filhos do Vento

É a raça eqüina mais antiga do mundo. Sua origem perde-se na noite dos tempos. Os mais remotos registrados de sua presença foram encontrados na câmara mortuária do Faraó Pihiri, que viveu no século XX a. C.

A paixão pelo cavalo levou faraós, reis, imperadores e uma série de homens poderosos a colecionar o que havia de melhor. Preços fabulosos, resgates de príncipes, e mesmo cidades inteiras foram trocados por esplendidos animais, quando não eram arrancados a preço de sangue.

Pagava fortunas pelos animais, trazidos de todos os cantos do seu reino como sendo os mais perfeitos: uma potranca, filha da égua El Karta, foi paga com cem mil dracmas em ouro, mais uma parte em terras na Síria (Este valor em dracmas daria hoje mais de 5,6 milhões de dólares).


CARACTERÍSTICAS DA NOIVA DE CRISTO
► Dotadas de Força – Jz 13:24
Depois esta mulher de à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão.
O menino cresceu e o Senhor lhe abençoou.
E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo

Israel havia pecado contra Deus e o Senhor os entregou aos filisteus por 40 anos.

Sansão era filho de Manoá (promessa), consagrado, Nazireu de Deus

Tinha força descomunal a ponto de matar mais de 1000 homens com uma queixada de jumento.

A igreja tem a força do Espírito Santo de Deus e pode todas as coisas naquele que o fortalece.
 

► Destemidas – Jz  9:50

Abimeleque filho de Jerubaal (Gideão), fez mal aos olhos do Senhor, pois matou 68 de seus irmãos (escapando somente Jotão por que se escondeu e depois fugiu para Tebes).

Em Tebes tinha uma alta torre que acolheu os israelitas que fugiam de Abimeleque (esta torre simboliza a pessoa de nosso Deus que é refúgio presente na hora da angústia).

E quando Abimeleque tentava subir a torre para tomar a cidade uma mulher lançou uma pedra superior de uma moinha e esmagou o crânio de Abimeleque que pediu a um se seus escudeiros que o ferisse para que na fosse morto por uma mulher.

A igreja é destemida pois tem consigo o Leão da Tribo de Judá para pelejar por ela.

► Velozes – Sl 103:5

Exemplo de velocidade – As Águias
Velozes em seus vôos e ataques com visão ampliada (vêem ao longe)

É Deus quem enche nossa boca de bens, e renova nossas forças como a Águia

No ato da troca de penas (plumagens) e de seus bicos, sobe as mais altas alturas da nossa atmosfera e recebe o renovo de suas plumagens  e de suas forças.

Este processo e lento e dolorido, ela chega a perder praticamente toda as suas forças, ao ponto de parecer que vai perecer.

Este processo é similar com a Igreja ao se sentir fracas, sem condições de continuar sua jornada recebem do alto do Senhor Jesus forças para mais um alto vôo e  é renovadas pelo poder do Senhor Jesus Cristo.

As Éguas eram dotadas de velocidade assim como a Igreja deve pedir ao Senhor a força e a velocidade da águia para anunciar o evangelho da Salvação.

► Disposição teimosa – Gn 32:22

Jacó (o Enganador) ao ter um encontro com Deus, decidiu não largá-lo até que Deus o abençoasse, e então ele travou uma batalha com Deus durante a noite inteira e ao romper a aurora do novo dia o Senhor o abençoou.

Agora não chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens e prevalecestes.

Porém como sinal teve a juntura de sua coxa ferida.

Qual é o nosso sinal ? Temos o selo da promessa ? Os homens vêem diferença em nossas vidas ? Somos a Luz do Mundo e o Sal da Terra ?

Deus pode hoje mudar o curso da sua História.

► Firmes de Pés – Dn 3

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego por não se dobrarem perante a estátua foram lançados na fornalha aquecida 7 vezes, porém lá estava Deus com eles.

José foi levado cativo ao Egito, foi preso, porém o Senhor estava com ele.

Deus está contigo irmão para que triunfes, tão somente tenha seus pés firmados na rocha eterna que é cristo Jesus, aquele que ressuscitou dos mortos e virá para buscar a sua Igreja.

► Preparadas e Treinadas para a Guerra
    I Sm 16:18

Davi segundo a palavra de Deus era:

-          Forte e Valente
-          Tocava em sua harpa
-          Sisudo em palavras
-          Tinha boa aparência

E o melhor o Senhor é com ele ! ! !      Aleluia ! ! !

O Senhor tem sido contigo irmão... Glorifique a Deus...

O Senhor esta presente para atribuir em nossas vidas esta qualidades para que possamos ser verdadeiramente vitoriosos em nossa caminhada ao Céus.

Receba através desta leitura:

-          Força
-          Intrepidez
-          Disposição para o trabalho de Cristo
-          Firmeza para os seus pés
 


Pb. Clauber de Souza
Congregação IEADC – Pinheirinho
41-3015-8667


quarta-feira, 30 de maio de 2012

CONHEÇA UM CAMELO


Conheça o Camelo
Se alguma vez você duvidou da existência de Deus, conheça um projeto extremamente técnico e de construção complexa: o camelo dromedário.
Quando estou com fome, como qualquer coisa que encontro — uma correia de couro, um pedaço de corda, o tenda do meu dono, ou até um par de sapatos.
Minha boca é extremamente grossa por dentro e nem mesmo um pedaço de cacto chega a incomodar. Mas o que eu gosto mesmo é de comer grama e outras plantas que crescem no deserto na Arábia.
Sou um camelo, um dromedário, mais exatamente. Vivo nos desertos do Oriente Médio. Meu nome científico é Camelus dromedarius, de modo que você pode me chamar de uma forma ou de outra, que não me incomodo. Tenho um primo chamado Camelus bactrianus e muitas pessoas nos confundem. Eu só tenho uma corcova. Meu primo é que tem duas.
Minha corcova, que chega a pesar 36 kg, contém gordura, o combustível para meu organismo, e não água, como algumas pessoas imaginam. Meu Poderoso Criador mê deu essa corcova, pois sabia que nem sempre eu conseguiria encontrar vegetação para comer ao atravessar os desertos. Quando não encontro nada para comer, meu organismo automaticamente consome a gordura que está armazenada na corcova, alimenta meu corpo e eu continuo forte e posso caminhar. A corcova é meu suprimento de energia de emergência.
Se eu não conseguir encontrar nada para comer, meu corpo vai consumindo a gordura que está na corcova, até que ela fica murcha e começa a cair para um dos lados do meu corpo. No entanto, assim que chego a um oásis e começo a comer novamente, rapidamente a corcova volta à forma normal.
Sou famoso porque consigo beber quase cem litros de água em apenas dez minutos. Meu Projetista me criou de uma forma tão fantástica que em questão de minutos toda a água que bebo chega aos bilhões de células microscópicas que formam meu corpo.
Logicamente, a água que bebo vai primeiro para meu estômago. Ali, os vasos sanguíneos sedentos absorvem e transportam rapidamente essa água para todo meu corpo. Alguns cientistas fizeram uma verificação no meu estômago dez minutos após eu beber setenta litros de água e constataram que estava totalmente vazio.
Em um dia inteiro de caminhada, consigo carregar uma carga de 180 kg por quase 150 km, atravessando um deserto seco, sem parar um minuto para beber ou comer coisa alguma. Na verdade, consigo ficar até oito dias inteiros sem beber água, mas então fico realmente esgotado. Perco mais de 100 kg e fico magérrimo, no osso e na pele. Mesmo assim, ainda me aguento em pé! Emagreço porque bilhões de células no meu corpo perdem água e ficam sem gordura.
Normalmente, meu sangue contém 94% de água, exatamente como o seu. No entanto, quando não encontro água para beber, o calor do sol gradualmente me faz perder um pouco da água do meu sangue. Os cientistas descobriram que meu sangue pode perder até 40% da água e, mesmo assim, continuo saudável. Somente para você ter uma idéia, se um ser humano perder 5% da água no sangue, a visão fica comprometida; se a perda for de 10%, a pessoa enlouquece; com 12%, o sangue fica tão espesso que o coração não consegue bombeá-lo mais e pára. Você morre.
No entanto, isso não acontece comigo. Por quê? Os cientistas dizem que meu sangue é diferente. Meus glóbulos vermelhos são alongados, e não arredondados, como no ser humano. Talvez seja isso que faça a diferença.
Isso prova que fui projetado especificamente para o deserto, ou o deserto foi criado para mim. Alguma vez você já ouviu falar que pode existir um projeto sem que exista o projetista?
Quando encontro água, bebo sem parar por quase dez minutos e meu corpo magro começa a mudar quase imediatamente. Perco a magreza e recupero os 100 kg que perdi.
Embora eu perca muita água no deserto, meu corpo a conserva da melhor maneira possível. Quando meu inteligente Engenheiro me projetou, ele me deu um nariz que poupa água. Quando expiro, meu nariz retém toda a umidade do ar que sai dos meus pulmões e absorve essa água nas membranas nasais.
Os vasos sanguíneos nessas membranas absorvem a umidade e devolve essa água para o sangue. É uma espécie de sistema de reprocessamento, como se diz na engenharia. Muito interessante, não acha? Ele só funciona porque meu nariz tem uma temperatura inferior a do corpo. Meu nariz transforma a umidade do ar que sai dos meus pulmões em água novamente. Mas, como meu nariz é mais frio? Respiro o ar quente e seco do deserto e ele passa pelos meus orifícios nasais umedecidos. Isso produz um efeito de resfriamento e a temperatura no interior do meu nariz fica vários graus abaixo da temperatura do resto do corpo.
Gosto de percorrer as belas dunas de areia. Na verdade, acho o trabalho fácil, pois meu Criador me deu pés especialmente projetados para caminhar no deserto. Minhas patas são bem largas e ficam ainda mais largas quando eu piso.
Cada um dos meus pés tem dois longos dedos revestidos de um couro bem grosso. Minhas solas são almofadadas. Elas não permitem que eu afunde na areia macia. Isso é bom, pois freqüentemente meu dono quer que eu o carregue por mais de 150 km, atravessando o deserto em apenas um dia. (Caminho em um ritmo de aproximadamente 15 km/h).
Algumas vezes, uma grande tempestade de areia acontece no deserto e ergue muita poeira no ar. Meu Projetista colocou músculos especiais nas entradas das minhas narinas, que fecham as aberturas nasais, mantendo a areia fora do meu nariz, mas ainda permitindo a passagem do ar para os pulmões.
Minhas pálpebras descem sobre meus olhos como telas, protegendo-me da areia e do sol, mas ainda permitindo que eu veja claramente. Se um grão de areia conseguir passar e entrar no meu olho, o Criador previu isso também, e me deu um colírio interno que automaticamente remove a areia dos meus olhos.
Algumas pessoas acham que sou orgulhoso só porque sempre ando com minha cabeça bem erguida e meu nariz empinado, mas isso é por causa da forma como fui criado. Minhas pestanas são tão espessas e grandes que preciso manter minha cabeça bem erguida para conseguir ver de cima para baixo. Estou contente com elas, pois protegem meus olhos da luz excessiva do sol.
Os povos do deserto dependem de mim para muitas coisas. Não apenas sou a melhor forma de transporte para eles, mas também sirvo como fonte de alimento. A dona Camelo produz leite muito rico em gordura que as pessoas usam para produzir manteiga e queijo. Eu troco minha pelugem uma vez por ano e ela pode ser usada para produzir tecido e roupas. Alguns camelos jovens também são usados para a produção de carne, mas não gosto de falar sobre esse assunto.
Por muito tempo, os camelos foram chamados de "navios do deserto" por causa do modo como balançamos de um lado para outro quando caminhamos. Algumas pessoas que montam sentem enjôos quando não estão acostumadas.
Balanço de um lado para outro ao caminhar por causa da forma como minhas pernas funcionam. Ambas as pernas de um lado se movem para frente ao mesmo tempo, elevando aquele lado. Meu movimento "esquerdo, direito, esquerdo, direito" dá à pessoa que está montada a impressão que está em uma cadeira de balanço mas que se move nas laterais.
Quando eu tinha seis meses de idade, uma joelheira especial começou a crescer nas minhas pernas dianteiras. O Criador sabia que eu precisaria delas. Elas me ajudam a levantar meu corpo de 450 kg do chão. Se eu não as tivesse, rapidamente meus joelhos ficariam feridos ou inflamados e eu teria dificuldade para me abaixar. Talvez até morresse de cansaço.
É difícil para mim compreender por que algumas pessoas dizem que evolui de alguma outra forma para o que sou hoje. Sou um dromedário — uma criatura de constituição muita complexa e técnica. Criaturas como eu não aparecem do nada. Elas são planejadas em uma prancheta por Alguém muito brilhante, de uma mente muito lógica.
João 1:1 diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." O Verbo aqui significa "o Ser lógico e inteligente".
O verso 3 diz: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez."
Quem era o Verbo? Veja o verso 14: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória do unigênito do Pai."
Quem se fez carne? O Senhor Jesus Cristo, o Verbo que criou todas as coisas, inclusive o camelo dromedário.

Autor: Bob Devine

segunda-feira, 28 de maio de 2012

NOTA DE FALECIMENTO




Faleceu, na IGREJA DOS NEGLIGENTES E FRIOS NA FÉ, dona "REUNIÃO DE ORAÇÃO", que já estava enferma desde os primeiros séculos da era cristã. foi proprietária de grandes avivamentos bíblicos e de poder e influência  no Passado. 

Os médicos constataram que sua doença foi motivada pela "frieza de coração", devido a falta de circulação do "sangue da fé". Constataram ainda: "dureza de joelhos" - não dobravam mais - "fraqueza de ânimo" e muita falta de boa vontade.
Foi medicada, mas erroneamente, pois lhe deram grande dose de "administração de empresa", mudando-lhe o regime; o xarope de reuniões sociais" sufocou-a; deram-lhe "injeções de competições esportivas", o que provocou má circulação nas amizades, trazendo ainda os males da carne: rivalidades, ciúmes, principalmente entre os jovens.

Administraram-lhe muitos "acampamentos", e comprimidos de "clube de campo". Até cápsulas de "gincana" lhe deram pra tomar!
RESULTADO: Morreu Dona "Reunião de Oração"!

A autópsia revelou: falta de alimentação, como "pão da vida", carência de "água viva", e ausência de vida espiritual. Em sua memória, a Igreja dos negligentes, situada na Rua do Mundanismo, número 666, estará fechada nos cultos de 4as e 5as Feiras; aos domingos, haverá Culto ou escola dominical, só pela manhã, assim mesmo quando não houver dias feriados, emendando o lazer de Sexta a Segunda e vigília nem pensar.

 Resta   meditar em Jó Capitulo 29.  "quem dera ser como fui?  que possamos refletir!!!!









sábado, 26 de maio de 2012

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA SÃO JOSE DOS CAMPOS

Assembléia de Deus Madureira em São José dos Campos - SP
SEDE DA ASSEMBLEIA DE DEUS  MINISTÉRIO DE MADUREIRA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, IGREJA LIDERADA PELO PASTOR DR. HELIO DA SILVA SANTOS. 
Nova sede: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 469 Centro - São José dos Campos - SP
Cultos
Terça feira as 19:00hs
Quinta feira as 19:00hs \CULTO DA VITÓRIA/
Domingo as 9:00hs Escola Bíblica Dominical
Domingo as 18:00hs Culto da Familia
\\\\\\\\\\\\\\\\Contamos com a presença de todos!!! \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Pr. Gerisvaldo Santos: BIOGRAFIA

Pr. Gerisvaldo Santos: BIOGRAFIA: BIOGRAFIA DE UMA VIDA CHAMADA POR DEUS Gerisvaldo Geraldo dos Santos Almeida, filho de Geraldo Alencar de Almeida, e Maria Matilde do...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

INTRODUÇÃO AO EVANGELISMO PESSOAL


O ministério de Cristo foi marcado por uma vida totalmente entregue a anunciação de boas novas de salvação (Is. 61.1); Para isto Deus o ungiu (At. 10.38). O inicio do ministério do Messias se dá da seguinte forma: (segundo o relatado de Marcos) Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus,  dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Mc. 1.14-17). Durante o seu ministério ele vivia sempre ao lado das pessoas com o propósito de ajudá-las a se achegarem a Deus, ajuntando após si um grupo de homens que seriam os seus sucessores na propagação da mensagem de salvação. Já perto de sua partida de retorno ao seu trono, Cristo se dirige à todos e lhes dá uma ordem, vos entregando a responsabilidade de levar sua mensagem a todos os recônditos mais longínquos, com o objetivo de que as pessoas em todo o mundo saibam que Deus os amam e deseja que todos se arrependam e sejam alcançadas pela salvação e pelo poder remidor de Jesus Cristo. Mc 16.15.
Essa ordem é contínua à todos que vão sendo agraciados pelo Evangelho da salvação e deve ser passada de um ao outro como a solução de Deus ao homem perdido e distanciado do conhecimento da graça salvadora. Por essa razão, devemos sentir a necessidade de aprender acerca de como anunciar Jesus e gerar dentro de nosso coração a sêde de levar esta mensagem de libertação a todos não salvos, e faze-lo que conheçam que através da morte de Jesus Cristo o homem pode ser perdoado e voltar a ser chamado filho de Deus.
É com esta finalidade que Deus me orientou e tenho sido inquietado para levar ao SEMINARIO DE EVANGELISMO PESSOAL, como forma de ajudar os novos convertidos, aos obreiros, e a igreja de forma geral na árdua tarefa de anunciar Jesus Cristo a este mundo perdido.
O Apostolo são Paulo ao escrever a carta aos santos irmão resididos em Roma, escreve acerca da , fé como fruto de ouvir a Palavra de Deus, o evangelho da salvação, (Rm 10.13-17). Para que o individuo tenha a fé real e verdadeira em Jesus Cristo, deve ouvir a sua Palavra, as boas novas de transformação, (Rm 1.16). O escritor aos Hebreus diz: “... sem fé é impossível agradar a Deus,” (Hb 11.6). A fé é a promotora da aproximação do homem a Deus.
Quando o homem se encontra com Deus através da fé, começa então a acontecer uma mudança, que a Bíblia chama de CONVERSÃO.  A conversão, não é apenas uma confissão de uma nova modalidade de fé, mas uma mudança, que é antecipada por um sentimento, e um profundo desejo de arrependimento (At 3. 19). O arrependimento deve ser feito com o coração, e assim sendo serão apagados todos os pecados dantes cometidos (At 2 38,39). A conversão (mudança) é aceitar o evangelho e primar em viver as orientações e doutrinas de Cristo, que são um conjunto de princípios e regras que regem os que piamente querem servir a Deus. Uma vez o individuo convertido, este deve provar o ARREPENDIMENTO, (At 2.38). O arrependimento é essencialmente acompanhado por sentimentos e remorsos pelos erros cometidos, e um desejo de não mais querermos cometer-los.  Deus através do Espírito Santo vem no interior do homem e trazem aversão as obras que desagradam a Ele. O arrependimento deve ser acompanhado de perto por um elemento importantíssimo, que é a MUDANÇA (2Co 5.17) “Se alguém está em Cristo, é nova criatura...” essa mudança é considerada como uma parte impoluta do novo nascimento, que acontece na vida daqueles que nasceu não da vontade do varão, do sangue ou da vontade da carne, mas da vontade de Deus. 

QUATRO PALAVRAS DE PROPÓSITO ( Mc 16.15)
 1) IDE – ordem. O verbo (ir) está locado no imperativo do afirmativo, resultando em uma ordem de Cristo. Isto é uma determinação, (Mt 28.19) para que estes levem, anunciem a sua mensagem.
2) MUNDO – o campo é o mundo (Mt 13.38), Jesus chama também de seara. A dimensão deste é todo, em todo lugar.
3) PREGAI – a tarefa. Jesus nos tem dado a tarefa, é nossa responsabilidade cumprir-la anunciando a vontade  de Deus.
4) CRIATURA – o alvo. O evangelizador não vai sair desorientado sem saber o que fazer. Temos um alvo que é pregar a toda criatura. Todas as pessoas em todas as partes do mundo são alvos de evangelizadores.

DEFINIÇÕES DO EVANGELHO
 1. O evangelho é a arte de ganhar almas,                  At 2.40.41.47
2. O evangelho é a segurança dos salvos,                 Rm 1.16
3. O evangelho é a pregação do arrependimento,     Mc 1.15
4. O evangelho é a solução de Deus ao perdido,      Rm 5.8
5. O evangelho é o angustioso clamor de Cristo,      Lc 19.40

O EVANGELHO É CHAMADO DE:
1. Evangelho da graça,           At 20.24
2. Evangelho do reino,           Mt 4.23
3. Evangelho de Deus,           Rm 1.1
4. Evangelho de Cristo,         Rm 1.9
5. Evangelho do poder,          Rm 1.16
6. Evangelho da paz,              Ef 6.17
7. Boas Novas,                       Hb 4.2
8. Novas de grande alegria,   Lc 2.10
9. Palavras da salvação,         At.13.26
10. Palavra de reconciliação, II Co 5.19

QUATRO CARACTERÍSTICAS EVANGELHO (Mc 1:17-21)

É característico do evangelho agir na vida espiritual dos que  o aceitam, mais também trabalha em seu lado social.
1. O evangelho INFORMA: Revela, anuncia, (Mc. 1:17)
        “...E Jesus disse: Vinde após mim...”;
2. O evangelho CONQUISTA: convence, converte, (Mc. 1:18), “...deixando as redes o seguiram.”;
3.  O evangelho INTEGRA: Agrega, junta, une, (Mc.1:20)
        “...foram após Jesus.”;
4. O evangelho EDUCA: Ensina, corrige, orienta, (Mc. 1:21) “...ide ele a sinagoga começou a ensinar...” (Mt. 11:29) “...aprendei de mim...”

A ORDEM DO EVANGELHO (Mt 28.19.20)
        Jesus em Mateus (28.19,20), fala das ordens do evangelho dando aos seus discípulos três orientações:
  1. IDEa ordem - o imperativo direto
  2. ENSINAI – compromisso - Ele mostra que devemos sair a pregar o evangelho, mas também tendo o compromisso de ensiná-lo àqueles que recebem no coração.
  3. BATIZAI – resultado – A novel igreja devia pregar, mas também batizar a todo quanto recebessem a Palavra.
 TRÊS ELEMENTOS DO BATISMO (Mt. 28:19)
       O batismo é indispensável ao novo crente, a exemplo temos: O Etíope (At. 8:30-39); Lídia (At.16:14,15); O Carcereiro de Filipos (At.16:30-34).
1. Batismo é Mandamento, Mc 16:16
                        Quem crer e for batizado... e seja batizado...
2. Batismo é Modelo, Mt. 28:19
                        “... Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...”
3. Batismo é Significado, Rm. 6:4
“...sepultados com Ele no batismo...”

TRÊS ELEMENTOS PARA UM BATISMO

  1. Candidato, o batismo está relacionado com o ato de ouvir a Palavra de Deus (At. 18:8;19:5);
  2. Ministrante, oficial credenciado pela igreja para este fim (Lc 3:16);
  3. Águas - há necessidade de água para que seja realizado o batismo. “João batizava em Enom, por que ali havia muitas águas” (Jo 3:23).
João batizava em salém pois havia ali muitas águas, (Jo. 3:23).

A ORDEM É PARA PREGAR
 Jesus quer que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade (Jo.8:32), e que a sua mensagem atinja pessoas de todas as classes, raças e lugares.
1.      Todas as aldeias               Mt. 9:35
2.      Todas as nações               Mt. 28:19
3.      Todas as criaturas             Mc. 16:15
4.      Todo o mundo                 Jo. 3:16
5.      Todo o lugar                     At. 17:30
6.      Toda a tribo, língua          Ap. 5:9
7.      Até os confins da terra     At. 1:8

Todos os crentes sem exceção receberam a incumbência do Senhor para ser um anunciador de boas novas (1Pe. 2:9), Pedro nos chama de geração eleita, sacerdócio real, nação santa, e povo adquirido para anunciar as grandezas Daquele que nos chamou.

            De quem é a responsabilidade de pregar o evangelho ?
É da Igreja? É nossa? É dos obreiros? É dos líderes? Todos iram responder: É nossa.
Se disser que a responsabilidade é nossa, posso ficar todo o tempo esperando meu irmão fazer, por sua vez meu irmão vai esperar por mim, pois é nossa a responsabilidade, mais quando digo, que é minha, doa onde doer tenho que cumprir minha responsabilidade. Fazendo sol ou chovendo, frio ou calor, no monte o no vale, na cidade ou no campo, na metrópole ou na periferia, sou devedor, tenho que anunciar as boas novas de salvação.
Paulo disse: “ai de mim se não anunciar o evangelho” (1 Co.9:16); alcançamos o socorro de Deus para ser voluntários na pregação do evangelho” (At. 26:22).
A obra de evangelização é minha, é sua, com ou sem recursos devemos anunciar, as vidas estão clamando: “passou a seca, findou o verão, e nós não estamos salvos...” Jr. 8:20.

POR QUE TEMOS QUE OBEDECER AO IDE?
1.      Porque fui chamado,                                        Mt. 10:1;
2.      Porque tenho o alimento para os famintos,      Mt. 14:16
3.      Porque é mandamento do Senhor,                   Mc. 16:15-18
4.      Porque é vontade de Deus a salvação de todos 2Tm. 2:4
5.      Porque Jesus deixou seu máximo exemplo,     Lc. 19:10
6.      Porque o evangelho é poder de Deus,              Rm. 1:16
7.      Porque sou devedor da verdade,                     Rm. 1:14

Somente o crente salvo pode testemunhar com precisão, quem ele era, quem é, e o que ele espera ser. Isto é: este era um pecador (Rm. 3:23), condenado a morte, (Rm 6:23), destinado a condenação, (Jo. 5:24), mais hoje, um pecador remido (Tt. 2:14), liberto por Jesus (Jo. 8:32-36), no futuro estará eternamente na presença do Senhor (1Ts. 4:17) nos céus (Fp. 3:20), possuindo um corpo imortal e incorruptível, (1Co.15:51-54).

EVANGELISMO: A MISSÃO
 Missão esta hoje em todo lugar, nas rádios, na Tv, nos púlpitos, etc.
Aprendemos que missão é assim:
1)      Pregar com os pés dos que vão;
2)      Orar com os joelhos dos que ficam; e,
3)      Ofertar com dinheiro dos que tem um coração aberto para contribuir.
Esta é a filosofia missionária. Missão é a execução de uma tarefa designada por alguém. E Cristo já tem dado esta tarefa para que seja cumprido, que temos feito para que os não salvos sejam alcançados? Missão não se faz atrás de gabinete, e sim no campo missionário, como fez Jesus, Mt. 9:35-38. 
SEP - Seminario de Evangelismo pessoal - Pr Gerisvaldo Santos

domingo, 20 de maio de 2012

CONGRESSO RENOVAÇÃO / IGREJA ASS. RESTITUIÇÃO

DIAS 08, 09, 10 E 11 DE JUNHO 
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS VAI TREMER!!!! 
A GLÓRIA DE DEUS SE MANIFESTARÁ
QUE O SENHOR VENHA MAIS UMA VEZ USAR ESTES HOMENS DE DEUS:
PASTOR LENIVALDO SILVA,
PASTOR JOSÉ FREIRA, 
PASTOR GERISVALDO SANTOS,
PASTOR NAJARO ANAMBUK


terça-feira, 15 de maio de 2012

OUTRO EVANGELHO


OUTRO EVANGELHO. (Gálatas 1.6)
Falsos mestres foram aos gálatas, procurando persuadi-los a rejeitar os ensinos de Paulo e aceitar "outro evangelho". Este evangelho diferente consistia não somente em crer em Cristo, mas também se ligar à fé judaica mediante a circuncisão (Gl 5.2), as obras da lei (Gl 3.5) e a guarda dos dias santos judaicos (Gl 4.10).
  1. A Bíblia afirma claramente que há um só evangelho, "O Evangelho de Cristo" (Gl 1.7). Este evangelho nos veio "pela revelação de Jesus Cristo" (Gl 1.12) e pela inspiração do Espírito Santo. O evangelho é definido e revelado na Bíblia, a Palavra de Deus.
  2. Quaisquer ensinos, doutrinas, ou idéias que, originados em pessoas, igrejas ou tradições, e que não estejam expressos ou subentendidos na Palavra de Deus, não podem ser incluídos no evangelho de Cristo (Gl 1.11). Misturá-los com o conteúdo original do evangelho é "TRANSTORNAR O EVANGELHO DE CRISTO" (Gl 1. 7)
SEJA ANÁTEMA. (Gl 1.9)
A palavra "anátema" (gr. anathema) significa alguém que está sob maldição divina, condenado à destruição e que será alvo da ira divina e da condenação eterna.

O apóstolo Paulo revela a atitude, inspirada pelo Espírito Santo, de julgamento e indignação para com aqueles que procuram perverter o evangelho original de Cristo (Gl 1.7) e mudar a verdade do testemunho apostólico. Igual atitude evidenciava-se em Jesus Cristo (Mt 23.13);
(2Pe 2:1-3), em João (2 Jo 7-11) e em Judas (Jd 3,4,12-19), e se achará no coração de todo seguidor de Cristo que ama o seu evangelho, conforme é revelado na Palavra de Deus, e crê que o evangelho é a imprescindível boa nova da salvação para o mundo perdido no pecado (Rm 10.14,15).
Malditos ("anátema") são todos que pregam um evangelho contrário à mensagem que Paulo pregava de acordo com a revelação que Cristo lhe dera (Gl 1.11,12). Quem acrescenta ou tira algo do evangelho original e fundamental de Cristo e dos apóstolos, fica sujeito à maldição divina: "Deus tirará a sua parte do livro da vida" (Ap 22.18,19).

Deus ordena aos crentes a defenderem a fé (Jd 3), a corrigirem os errados com amor (2 Tm 2.25,26) e a se separarem dos mestres, pastores e outros que na igreja negam as verdades bíblicas fundamentais, ensinadas por Jesus e os apóstolos (Gl 1. 8,9; Rm 16.17,18; 2Co 6.17).  BEP CPAD

domingo, 13 de maio de 2012

ESBOÇOS SOBRE MÃES E MULHERES NOTÁVEIS


101. SETE MÃES

Ser mãe é um presente de Deus. Em Israel uma mulher que não gerasse filho e fosse estéril, era motivo de zombaria e de desprezo.
  1. 1Sm 1.6,27     – Ana, uma mãe estéril;
  2. 1Rs 3.18         – Uma mãe negligente;
  3. 2Rs 6.26-29    – Uma mãe sofredora;
  4. 2Rs 4.1           – Uma Mãe preocupada;
  5. Mt 15.22         – Uma mãe aflita;
  6. Lc 1.46           – Uma mãe alegre;
  7. 2Tm 1.5          – Uma mãe prudente.
Mãe modelo, mãe exemplo, mãe dedicada. Que a palavra de Cristo venha enriquecer as mães para ensinarem a seus filhos como devem proceder. Pv 22.6.

102. SETE MULHERES INSENSATAS

Insensatez; Qualidade em alguém que deixa a desejar, contraria a razão. As virgens imprudentes foram insensatas. Mt 25.2
  1. Gn 19.26        – A Mulher de Ló (****)
  2. Jz 16.6,16       – A Mulher de Sansão  (Dalila)
  3. 1Rs 21.7,25    – A Mulher de Acabe – (Jesabel)
  4. Et 5.14            – A Mulher de Hamã (Zeres)
  5. Jó 2,9              – A Mulher de Jó  (****)
  6. Mc 6.22-28     – A Mulher de Herodes (Herodias)
  7. At 5.1-10        – A Mulher de Ananias (Safira)

103. SETE MULHERES NOTÁVEIS
É bom quando por alguma coisa nos tornamos destaque, somos notados, em nosso modo como agimos ou vivemos.
  1. Gn 3.6            – Eva – Mulher Curiosa
  2. Rt 1.16           – Rute             – Mulher Constante
  3. 1Sm 1.20;  2.19          – Ana, Uma Mulher Ideal
  4. 2Rs 4. 8-10     – Sunamita – Uma mulher hospitaleira
  5. Et 4.16            – Éster – Uma Mulher Abnegada
  6. Lc 1.43           – Isabel – Uma Mulher Humilde
  7. Lc 1.30-38      – Maria – Uma Mulher escolhida

O rei Lemuel Falou em ritmo de elogio: Mulher virtuosa quem a achará? Ele exaltava as qualidades que são peculiares de servas de Deus. Pv. 31.10.

104 SETE MULHERES PRUDENTES

O sofrimento do justo caracteriza experiência para sua vida, e para aqueles que conhecem, admiram e tem como exemplo.
  1. Agar – Mulher desprezada    – Gn 21. 14-19
  2. Abigail – Mulher capaz         – 1Sm 25.3,18,19
  3. A Cananéia – Mulher de fé – Mt 15.28
  4. Marta – dona de casa           – Lc 10.40
  5. A Samaritana – missionária – Jo 4.29
  6. Docas – Mulher bondosa       – At 9.36
  7. Lídia – Mulher atenciosa       – At 16.14,15
A força feminina cresce a cada dia, e na Igreja as mulheres prudentes, santas e dedicadas tem o seu lugar para trabalhar na causa do Senhor, ainda que haja algumas resistências de puritanos. 

faz parte do ESBOÇOS SOBRE NUMERO SETE - PASTOR GERISVALDO SANTOS

sábado, 12 de maio de 2012

LIDERANÇA ESPIRITUAL


 A PROCURA DE LÍDERES


“Porque nem do Oriente, nem do Ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o juiz; a um abate e a outro exalta” Sl 75.6,7.

LIDER PARA TODA OBRA – Deus e os homens estão constantemente procurando lideres para varias ramificações dos empreendimentos cristãos. (1 Sm. 13.14; Jr. 5.1; Ez. 22.30).

UM LIDER ESPIRITUAL – A natureza sobrenatural da igreja exige que sua liderança se erga acima do que é meramente humano, que seja sem duvida movido pelo sobrenatural. (Js.10. 12-15; 1Sm. 10.6; At.16. 9-10).

LIDERES EXEMPLOS “QUE FALEM” – Disse William E. Sangster: “A Igreja está dolorosamente necessitando de lideres... Fico esperando uma voz; contudo, não ouço voz nenhum. Gosto de sentar-me nos últimos lugares, nas reuniões para ouvir, em vez de falar, contudo, não há som de trombeta para se ouvir.” (Jz.7.17,18)

4. LIDER PREPARADO – A igreja conclama uma liderança definida e desta forma coerente, que esteja bem preparada para toda boa obra, “se a trombeta der o sonido incerto, quem se prepara para a batalha?” (1Co. 14.8)

5. LIDER QUALIFICADO – O simples fato de uma pessoa ocupar um cargo de importância não a torna um líder; fazer cursos de liderança não produz lideres; O desejo de tornar-se líder não faz a pessoa um líder. O único método que funciona é o da pessoa “SE QUALIFICAR” ter qualidade para ser um líder aprovado por Deus. (At. 9.15-17; 22. 21)
6. LIDER CAPAZ – Deus procura lideres capazes, homens e mulheres decididos a serem modelos vivos para o seu povo seguirem e imitar-los  (1Tm 4. 12). Lideres que sejam exemplos:
Na palavra, No trato, Na caridade, No espírito, Na fé, Na pureza

7. LIDER QUE FORMA LIDERES – Cada líder em particular pode e deve “garimpar” trabalhar homens e mulheres que venham a se transformar em lideres do povo de Deus.
 Exemplo: a) André: Jo. 1 40-42; 6. 8-9.  b) Barnabé: At. 9. 26-28.
Disse certo pastor e orientador que: “OVELHA GERA OVELHA, E PASTOR É GERADOR DE PASTORES”. Pastor que não sabe fazer líder, é porque não foi liderado ainda, Só sabe fazer líder quem aprendeu a ser liderado.

 

PRINCIPIOS DE JESUS QUANTO A LIDERANÇA ESPIRITUAL


Há regras e princípios quando se há interesse em ser um líder espiritual, um obreiro da casa de Deus. A Bíblia diz que o obreiro deve ser aprovado.

1. LIDER HUMILDE – O reino de Deus nunca teve problemas com os que querem ser “pequenos” e “últimos”, mas sempre sofreu prejuízos da parte daqueles que almejam ser “grandes” e os “primeiros”. (Lc. 22.24)
2. LIDER EXALTADO – Um dos grandes problemas hoje no meio da liderança é que as muitos não querem ser liderados, e (única e exclusivamente lideres). Hoje todos querem ser lideres. E esse espírito de exaltação adentrou rasteiramente na casa de Deus. Digo sem receio são poucos os crentes hoje que são submissos. (Tg. 4. 6, 10). Há uma diferença fundamental entre querer ser “GRANDE” diante de Deus e fazer coisas “GRANDES COISAS” para Deus. (Sl. 126.3)

3. LIDER SERVO – Os discípulos de Jesus queriam a glória, mas não queria a vergonha; a coroa, mas não a cruz; ser senhor, mas não servos. (Mt. 20. 22). O líder tem que ser servo. No contexto do reino de Deus “Líder” não é quem “Manda”, mas quem “Serve” aos outros; “..mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja  vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo”  (Mt. 20. 26.27).

4. LIDER QUE É PROVADO – O verdadeiro líder está sujeito a passar por grandes provações, porque é servo de Deus. Há sofrimento envolvido na liderança espiritual: “...podeis vós beber o cálice que eu hei de beber?...bebereis o meu cálice....” (Mt. 20.22,23).

5. LIDER DIFERENTE – Não há nenhuma semelhança entre liderança temporal, terrena, exercida pelos magistrados deste mundo, e a liderança espiritual, há diferença entre os dois grupos. (Mt. 20. 25“então, Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados e que os grandes exercem autoridade sobre eles”. No reino do mundo o grande exerce autoridade sobre o pequeno, aqui o pequeno exerce autoridade sobre o grande.

6. LÍDER CHAMADO – Cristo se apresenta como um exemplo perfeito de liderança, e o mesmo chama-nos a fim de segui-lo.  “o  Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt. 20. 27,28).

9. CRISTO O LÍDER PEREFEITO – Isaias 42.1-5, nessa passagem Bíblica messiânica, revela o que significa o espírito de servitude daqu’Ele que viria para ser o nosso “líder” por excelência. De fato, Cristo, líder Maior que Moises, demonstrou as seguintes características:

ü  Dependência: “Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho” (v.1).
ü  Aprovação: “o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma” (v.1).
ü  Modéstia: “Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça”. (v. 2)
ü  Empatia: “A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega” (v.3)
ü  Otimismo: “Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra o juízo” (v.4).
ü  Unção: “pus o meu Espírito sobre ele” (v.1; At.10.38)
Toda e qualquer liderança que não se espelha em Jesus Cristo como modelo, tende a se converter em mero desportismo e ditadura espiritual, sem levar em consideração que o agir não “como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1 Pe. 5.3).

LIDERANÇA NATURAL & LIDERANÇA ESPIRITUAL
Veremos neste bloco algumas definições do líder, bem como de sua liderança.
  Líder é um homem que conhece o caminho e sabe manter-se à frente, trazendo outros após si. Disse: John R. Mott. (veja os ministérios de Jesus: “Mt. 4.18-20”; Elias: “1 Rs. 19.19-21”).
  “Líder é a pessoa que tem habilidade de fazer que os outros façam o que não queriam fazer, e gostem de fazê-lo” – Presidente Trumman.
  “Liderança é a capacidade e o desejo de unir homens e mulheres num propósito comum, é o caráter que inspira confiança” – Lord Montgomery.
  “Liderança pode ser definida como sendo aquela qualidade de um homem que inspira suficiente confiança a seus subordinados, de modo a aceitarem as suas idéias e obedecerem a seu comando” – Almirante Nimitz.

Um princípio geral de liderança é o que só podemos influenciar e liderar outros até ao ponto que nós mesmos chegamos. O melhor teste para saber se alguém é um líder qualificado, é descobrir se há pessoas que o seguem.


1.  LIDER NATURAL
2.É autoconfiante
3.Conhece os homens
4.Toma suas próprias decisões
5.É ambicioso
6.    Origina seus propósitos e métodos
7.Gosta de comandar os outros
8.É motivado por considerações pessoais
9.É independente


10. O LÍDER ESPIRITUAL
1. Confia em Deus
2. Conhece a Deus
Procura a vontade de Deus
É humilde
Encontra e segue os métodos de Deus
Compraz-se em obedecer a Deus
É motivado pelo amor a Deus e aos homens
Depende de Deus

A liderança espiritual transcende a simples capacidade de administração. Há diferença entre “liderança espiritual” e “capacidade de administração”, enquanto uma é guiada pelo homem a outro sem dúvida é dirigida por Deus, esta é a diferença sem contar com os contrastes que ora opera entre as duas, vejamos:

a) A CAPACIDADE DE ADMINISTRAÇÃO
  A administração proporciona perspectivas realistas
  A administração tem a ver com os fatos
  A administração tem a ver com funções
  A administração procura eficiência
  A administração se preocupa em exercer controle
  A administração alcança seus êxitos com base nos resultados

b) A LIDERANÇA ESPIRITUAL
  A liderança provê uma visão
  A liderança exercita a fé
  A liderança maneja com os conceitos
  A liderança busca a efetividade
  A liderança proporciona a direção a seguir
  A liderança se deleita na busca de oportunidades

4. QUALIDADE DE LIDERANÇA ESPIRITUAL - “A liderança não se ganha mediante promoção, mas através de muita oração e lágrimas. É obtida pela confissão de pecados, pela sondagem cuidadosa do coração, pela humildade diante de Deus, pela auto entrega, pelo corajoso sacrifício do aspirante, pela tomada audaciosa, decidida e incondicional da cruz, e pela contemplação incessante e eterna de Jesus crucificado. A liderança não é ganha mediante a procura de grandes coisas para nós mesmos, mas, antes, como Paulo, mediante o considerar daquilo que é ganho para nós como perda por causa de Cristo. Eis o grande preço a ser pago, sem qualquer hesitação, por todo aquele que deseja ser não apenas um líder, mas um verdadeiro líder espiritual de homens, líder cujo o poder é reconhecido e sentido no céu, na terra, e até mesmo no inferno”. Samuel Logan Brengle.

QUALIDADES ESSÊNCIAIS AO LÍDER

1. DISCIPLINA. Disciplina deve ser a qualidade essencial para o líder cristão, refiro-me ao domínio próprio e à temperança. Capacidade e demonstração do aprendizado decorrente das experiências ao longo da vida. É a coerência entre a vida e o discurso do líder. O apóstolo Paulo demonstrou ter conhecimento do valor desta virtude quando acerca de si mesmo escreveu: “... subjugo o meu corpo, e o reduzo a escravidão, para que pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1 Co. 9.27).

2. VISÃO. Através do profeta Joel, Deus fala dos nossos dias como dias de “sonhos” e de “visões” (Joel 2.28). Só os homens e as mulheres cujo os olhos se mantiveram abertos em direção ao horizonte, “... como vendo o invisível” (Hb. 11.27), é que são capazes de manter o mundo sobre os trilhos do progresso. Se você se julga um anão empoleire-se sobre os ombros dos gigantes e tenha melhor visão. Visão como dos profetas de Deus: Aias (1 Rs. 14.1-6); Elizeu, (2 Rs. 6. 15-17); Ezequiel, (Ez. 1.1); Paulo, (At. 16.9); João, (Ap. 1.10-11).
O líder cristão deve ter visão de águia, (Is. 40.31; Sl. 103.5). Segundo a ornitologia o cristalino dos olhos da águia focaliza uma formiga a 10.000m de altitude e em linha reta ou horizontal, pode detectar a 20km de distância a sua presa. Assim deve ser o servo de Deus para detectar o inimigo quando se aproximar.

3. SABEDORIA. Espera-se que o líder cristão seja alguém que saiba fazer uso do conhecimento adquiri através da experiência, do estudo e da observação. A esta capacidade é que chamo de sabedoria. Seria pois de grande importância que o líder cristão jamais olvidasse o conselho do sábio Salomão: “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria; sim, com tudo o que possui adquire o conhecimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela honrará. Dará a tua cabeça um diadema de graça, e uma coroa de glória te entregará”. (Pv. 4.7-8).
4. DECISÃO. A capacidade de decidir é qualidade própria do ser humano como agente eticamente livre. Mas só o líder eficaz é capaz de tomar decisões, a exemplo do que fizeram com Moisés (Hb. 11.24-26), Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdenego (Dn. 1.8) e o apóstolo Pedro (At. 5.27-29). O líder deve evitar ficar empurrando os problemas com a barriga, sem lhe dar a devida solução. O verdadeiro líder é alguém capaz de reconhecer um problema e de solucioná-lo antes que ele se torne numa emergência.
5. CORAGEM. O líder deve sem dúvidas ser um homem corajoso. Coragem aqui não é arrogância, nem mera teimosia. Coragem é a capacidade de não ser omisso, não se deixar intimidar com ameaças e de não se deixar levar por respeitos humanos. “Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio para derrubar o justo em juízo...” (Pv. 18.5; 23-24). Estamos na era da coragem, mas muitas das vezes são fora da vontade de Deus, simplesmente para defender seus próprios interesses. Que venhamos a ter coragem para defender o interesse do Senhor.

6. HUMILDADE. É próprio de algumas pessoas confundirem humildade com mediocridade. Mas, o seguinte discurso de Abu-Bakr, no dia de sua posse no seu califado, mostra como é possível ser humilde sem ser medíocre. Eis o seu discurso: “Homens! Fui incumbido de governar-vos sem ser o melhor entre vós. Se errar censurai-me. Obedecei-me, enquanto eu obedecer a Deus, se lhe desobedecer, não terei mais direito para vossa obediência. Para mim, o mais poderoso entre vós é o espoliado até que restabeleça o seu direito, e o mais fraco, o espoliador até que se julgue a sua iniqüidade. Digo isto, e peço misericórdia a Deus para vós e para mim”. (Mt 11.29).

7. INTEGRIDADE. Integridade aqui se constitui na qualidade essencial do que é sincero, e fala da transparência do líder. É o chamado preto no branco. A integridade pode melhor ser entendida como uma espécie de foto de corpo inteiro do líder, transparecendo assim as suas atitudes. A bíblia diz: “quem anda em sinceridade, anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”. (Pv. 10.9).

8. SENSO DE HUMOR. Muitos acham que o líder espiritual bem como todos aqueles que se acham revestidos com algum tipo de autoridade, tem que necessariamente viver de cara fechada, amarrada, etc, como quem está a viver um estado de luto perpétuo. Facilmente confundem uma pessoa bem humorada com uma pessoa frívola e dada a chocarrice. Felizmente a realidade mostra o contrário: mostra que na vida do líder, autoridade e bom humor são perfeitamente compatíveis com o viver cristão, santo e alegre. Em geral aquela “cara do pai eterno” que muitos cristãos ostentam, são mais máscaras de fariseu, que a santidade bíblica. “aquele que está entronizado nos céus se ri” (Sl. 2.4).
“Se podemos adoçar a vida de uma pessoa com o mel de alegria, por quê amargurá-la com o fel do mal humor?”.
“A careta da derrota vem de satanás, mas o sorriso de vitória quem dá é Deus”.

9. IRA. Ao escrever “irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre vossa ira” (Ef. 4.29), o apóstolo Paulo parece ponderar que a ira como um estado momentâneo de espírito, parece algo próprio do caráter humano. Neste caso, dentro dos limites da tolerância cristã, seria uma expressão de zelo e conseqüência, e aborrecimento contra algo tentador à normalidade das coisas. Guardando as devidas proporções aqui se enquadrarias a ação de Jesus na purificação do templo em Jerusalém (Jo. 2.13-17). Recomenda-se, no entanto, o sentido de que o líder não seja iracundo (Tt. 1.7).

10. PACIÊNCIA. O líder não pode esperar vir a lidar com pessoas cujo caráter já esteja formado, sob seus cuidados estarão pessoas que, no que pese desejarem ser e fazer mais para Deus são pessoas em formação. Escrevendo aos crentes de Tessalônica, quanto à paciência que teve com eles, diz o apóstolo Paulo: “... fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos” (1 Ts. 2.7).O líder deve agir como o semeador: deve esperar com paciência e com esperança na formação do caráter dos seus liderados.

11. AMIZADE. Cada líder cristão não deve demonstrar ser um super-homem e nem um semideus, assentado sobre uma coluna de marfim, distantes das demais criaturas. A exemplo do Senhor Jesus Cristo, o líder cristão deve se identificar através do amor e da amizade sincera, com aquelas pessoas carentes da solidariedade resultante de uma amizade sincera e duradoura. Quando rejeitado por tantos, foi de grande conforto para Davi a amizade de Jonatas (1 Sm. 18.1); assim como foi para Saulo a sincera amizade de Barnabé (At. 9.26-27). Não prive os outros de serem abençoados com sua amizade.

12. CARISMA.  Nada há de mais feio em um líder espiritual que a grosseria. Na verdade, por ações, ou por palavras, espera-se que o líder cristão expresse o carinho e simpatia (“o jeito próprio”) de Jesus Cristo. Como recomenda o Espírito Santo: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibas como vos convém responder a cada um” (Cl 4.6). Por quê, então alguns existem que temperam suas palavras com pimenta, quando deveriam temperá-las com sal?
13. PODER INSPIRATIVO. Quer queira ou não, o líder é alguém que desperta a atenção dos outros, seja para as suas palavras, seja para ações. Identificado com a vontade de Deus e comprometido com a glorificação de Cristo, o líder cristão agirá como uma espécie de antena parabólica através da qual a gloriosa influência de Jesus Cristo inspirará aos outros. Se o líder não permitir que assim aconteça, como diz a bíblia, certamente ele terá corrido em vão (Gl. 2.2).

14. TERAPIA DA AUDIÇÃO.  Falar, falar, falar, é o que todo mundo sabe fazer. Mas, quem sabe parar para ouvir? Pesquisas médicas tem revelado que um grande percentual dos doentes que procuram o médico, são curados ao sair do consultório, sem tomar nenhum tipo de medicamento. Neste caso a cura parece consistir no fato de que o médico parece ser a única pessoa que ouve, ouve, e ouve sem incriminar o seu ouvinte. O líder espiritual tem grande potencial a desenvolver nesta área, pelo grande contingente de pessoas que o procuram para aconselhamento.

 AS TENTAÇÕES DO LÍDER CRISTÃO “Tiago 1. 13-15


1. EGOÍSMO. Egoísmo é mais do que viver o nosso modo: é pretender que os outros vivam como nós queremos. O egoísmo visa criar em torno de si mesmo um ambiente uniforme e sem colorido. Ele lança por terra a individualidade e o mérito das demais pessoas. Muito líder cristão tem assumido uma postura egoísta após alcançarem relativo sucesso, chamando a atenção das pessoas para si e não para Jesus Cristo.
Na verdade não existem pessoas mais vazias do que aquelas que vivem cheias de si mesmas. Qualquer líder, desde que não vigie, corre o risco de se deixar aprisionar pela arrogância e a soberba.

2. ISOLAMENTO. Momentos antes de morrer, Jhon Donne, famoso romancista inglês, escreveu: “nenhum homem é como uma ilha, inteira em si mesmo. Toda pessoa é parte de um continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica menor, da mesma forma que se o mar levasse um promontório, ou uma propriedade tua ou de qualquer que fosse, ou de teus amigos. A morte de qualquer pessoa me diminui, porque faço parte da humanidade. Portanto não mandes saber por quem o sino dobra; ele pode estar a dobrar por ti”.

a) Elias grande líder e profeta de Deus do passado, descrito por Tiago como “homem sujeito as mesmas paixões que nós”... (Tg. 5.17); após destruir triunfalmente os profetas de baal, se viu deprimido, se isolou numa caverna no deserto e aí pediu a morte (1. 19.6). Imagine um grande líder saindo do monte, sinônimo de vitória, de glória, de fogo, de poder, de transfiguração, etc; agora escondido numa caverna porque das ameaças de uma mulher cheia de um espírito autoritarista.
b) O líder espiritual deve fazer cópias das chaves de sua vida e distribuir entre as pessoas. Deve baixar as pontes de seus castelos e permitir que as pessoas atravessem o fosso, e assim partilhem de suas alegrias e tristezas.

3. AUTO INDULGÊNCIA. Você já notou com que facilidade retalhamos os outros, enquanto levantamos armas contra aqueles que apontam os nossos próprios erros?
George Whitefield (1714 – 1770). Grande  evangelista inglês e homem de Deus recebeu certa vez uma carta que maldosamente o acusavam de haver cometido diversos erros em seu ministério. Mostrando como o líder deve lidar com a auto indulgência, Whitefield enviou uma resposta breve e educada que serve de exemplo para qualquer pessoa que for julgada e acusada: “agradeço-lhe de coração a sua carta. Quanto as coisas que o senhor e outros inimigos meus estão dizendo contra mim, o que sei a meu respeito é muito mais pior. Com amor em Cristo, George Whitefield”.

4. CRÍTICAS. Não conheço ninguém que realmente goste de ser criticado. Sempre que somos criticados por bem ou mal ficamos irados, e vem o desejo de agir contra quem assim falou contra nós.
O líder espiritual deveria partir do princípio de que toda crítica é construtiva. Se o líder se convencer que a outra pessoa está bem intencionada, certamente que será beneficiado com as críticas dela, e não vai se aborrecer com o resto. Quando acreditamos na boa intenção do crítico, desarmamos um inimigo e adquirimos um aliado em potencial.
O mal de quase todos é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvo pela crítica.
           
Que Deus em Cristo Jesus nos resplandeça com sua luz, manifestando a revelação que precisamos para que tenhamos sucesso naquilo que fomos chamados.


Bibliografia

Bíblia de estudo Pentecostal - CPAD
Bíblia de estudo Plenitude – Vida
Bíblia de referencia Thompson – Vida Nova
Manual EPED – Pr. Antonio Gilberto
Liderança Espiritual – Pr. Raimundo de oliveira
Esboço da teologia Pastoral – ESTEADEB
Dicionário bíblico universal – Vida
Espada Cortante 2 – CPAD
Esboços e Sermões Vol. III – Gerisvaldo Santos
 O Homem de Deus – (Ética pastoral FAEBAM) – Pr. Demetrio Fraiha.